ASSOCIAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE ESTRESSE AMBIENTAL E INTERNAÇÕES DE IDOSOS POR INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO E INSUFICIÊNCIA RENAL NO ESTADO DE SÃO PAULO EM 2010: ESTUDO DE UMA SÉRIE HISTÓRICA DE 2001 A 2010

  • Luiz Felipe Silva Silva Universidade Federal de Itajubá
  • Michele Simões Reboita Universidade Federal de Itajubá
  • Leonardo Campos Fonseca Universidade Federal de Itajubá
Palavras-chave: Estudos ecológicos, Saúde do idoso, Variáveis meteorológicas

Resumo

O objetivo desse estudo foi verificar a associação entre as internações de idosos, com 60 anos ou mais, por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Insuficiência Renal (IR) com índice de Estresse Ambiental (IEA) em 71 municípios do Estado de São Paulo. Foi coletada uma série histórica de internações no período de 2001 a 2010, por meio do DATASUS. As características sociodemográficas foram eleitas como variáveis explanatórias. Foram calculadas as Razões de Morbidade Padronizada (RMP) por IAM e IR em 2010, para cada município. Com o fim investigar a associação entre a RMP e o conjunto de variáveis explanatórias foi empregada a técnica de regressão logística multivariada, para a determinação dos valores ajustados das Razões de Chances (RC). O modelo ajustado foi encontrado para IR, tendo como variáveis significantes o índice de Desenvolvimento Humano (IDH), com valor de RC igual a 0,0755 (IC 95%:0,01 - 0,35); índice de Envelhecimento (IE), RC de 4,3409 (IC 95%:1,03 - 18,16) e IEA Mínimo, RC de 1,2761 (IC 95%:0,95 - 1,70). O modelo revelou que as probabilidades de internação por IR são maiores no verão entre os municípios com menores IDH e IE elevado. Outras pesquisas devem ser desenvolvidas em nível individual, estimulando assim a elucidação da significância de variáveis climáticas e socioambientais associadas com a saúde na terceira idade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Felipe Silva Silva, Universidade Federal de Itajubá
instituto de Recursos Naturais. Área de Saúde Ambiental
Michele Simões Reboita, Universidade Federal de Itajubá
Instituto de Recursos Naturais - Área de Meteorologia
Leonardo Campos Fonseca, Universidade Federal de Itajubá
Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Instituo de Recursos Naturais - Hídricos
Publicado
2016-08-12
Como Citar
SILVA, L. F. S.; REBOITA, M. S.; FONSECA, L. C. ASSOCIAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE ESTRESSE AMBIENTAL E INTERNAÇÕES DE IDOSOS POR INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO E INSUFICIÊNCIA RENAL NO ESTADO DE SÃO PAULO EM 2010: ESTUDO DE UMA SÉRIE HISTÓRICA DE 2001 A 2010. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, v. 12, n. 22, p. 1 - 12, 12 ago. 2016.
Seção
Artigos