O ENSINO INTERDISCIPLINAR DO TEMA DENGUE: UMA PROPOSTA PARA A GEOGRAFIA

  • Taís Buch Pastoriza UFSCar
  • Edelci Nunes da Silva Geógrafa, Prof. Adjunta no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de São Carlos.
Palavras-chave: Dengue, Geografia da Saúde, Ensino de Geografia, Educação, Meio Ambiente

Resumo

A dengue tem se constituído como uma epidemia no final do século XX e início do XXI, cujo aumento de casos está associado a aspectos socioambientais. A complexidade da doença se intensifica na globalização, com os fluxos populacionais e a densidade populacional. A escola se destaca como espaço de educação formal e de prevenção da dengue no qual as práticas educativas podem ser continuadas e contextualizadas com os problemas locais. O objetivo do artigo é refletir sobre o ensino do tema dengue na educação básica e apresentar uma proposta interdisciplinar e/ou transversal de ensino da temática com enfoque da Geografia da Saúde. Utilizou-se a metodologia da Sequência Didática proposta por Zabala (1998). Na proposta apresentada para o ensino de geografia os conteúdos previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia do Ensino Fundamental e Médio (BRASIL, 1998), a temática da dengue pode ser contemplada, nos tópicos: fluxos populacionais, as alterações climáticas no meio urbano, a desigualdade social, urbanização e degradação ambiental. Destaca-se a necessidade de incluir esse assunto no planejamento pedagógico das escolas e a importância da elaboração de mais pesquisas que considerem o ensino da doença não somente na disciplina de geografia, mas também na integração com as demais áreas do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taís Buch Pastoriza, UFSCar
Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Cão Carlos, campus de Sorocaba e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba.
Publicado
2014-07-23
Como Citar
PASTORIZA, T. B.; SILVA, E. N. DA. O ENSINO INTERDISCIPLINAR DO TEMA DENGUE: UMA PROPOSTA PARA A GEOGRAFIA. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, v. 10, n. 18, p. 71 - 81, 23 jul. 2014.
Seção
Artigos