ACONDICIONAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBS) DO MUNICÍPIO DE CAICÓ/RN

  • Theônia Raquel Santos Universidade do Estado do rio Grande do Norte
  • Erika Maria Fernandes de Medeiros Rocha Universidade do Estado do rio Grande do Norte
  • Renato Medeiros Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Regilene Alves Portela Universidade do Estado do rio Grande do Norte
Palavras-chave: Acondicionamento, Educação ambiental, Resíduos sólidos

Resumo

O gerenciamento inadequado dos Resíduos Sólidos dos Serviços de Saúde (RSSS) tem se tornado um problema grave enfrentado pela sociedade, já que representa riscos à saúde e ao meio ambiente, principalmente quando esses resíduos são depositados em locais impróprios. Diante disso, esse trabalho teve como objetivo analisar o acondicionamento dos resíduos sólidos dos serviços de saúde nas UBS do município de Caicó/RN. Para a realização da pesquisa foi realizado um estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, mediante observações nas unidades básicas de saúde (UBS), as quais permitiram conhecer o espaço físico das unidades, locais destinados para o acondicionamento temporário dos resíduos, materiais utilizados, cores dos recipientes, símbolos, entre outros. Além de entrevistas semiestruturadas com 13 auxiliares de serviços gerais (ASGs) e 13 técnicos de enfermagem das unidades da zona urbana. Através da análise de conteúdo dos resultados obtidos, foi possível constatar que as unidades básicas de saúde do município estudado não possuem um plano de gerenciamento dos seus resíduos, havendo lacunas no acondicionamento e em todas as demais etapas do processo, preconizadas pela resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e pelas normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Theônia Raquel Santos, Universidade do Estado do rio Grande do Norte
Área da saúde
Erika Maria Fernandes de Medeiros Rocha, Universidade do Estado do rio Grande do Norte
Área da Saúde
Renato Medeiros Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Área Ambiental
Regilene Alves Portela, Universidade do Estado do rio Grande do Norte
Área da Saúde
Publicado
2014-07-23
Como Citar
SANTOS, T. R.; ROCHA, E. M. F. DE M.; ROCHA, R. M.; PORTELA, R. A. ACONDICIONAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBS) DO MUNICÍPIO DE CAICÓ/RN. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, v. 10, n. 18, p. 46 - 57, 23 jul. 2014.
Seção
Artigos