ELABORAÇÃO DE MATERIAL VIRTUAL INFORMATIVO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS PARA LABORATÓRIOS DE ANÁLISES CLÍNICAS

  • Francine Cristina Silva Universidade Federal da Bahia
  • Thaissia Gumiero Lopes Universidade Federal da Bahia
  • Robson Caires Viana Universidade Federal da Bahia
  • Luciano Pereira Rosa Universidade Federal da Bahia
Palavras-chave: plano de gerenciamento de resíduos de saúde, resíduos, laboratórios de análises clínicas, website

Resumo

O risco ambiental decorrente da geração de resíduos sólidos tem aumentado com o progresso tecnológico e com o aumento populacional, tornando-se necessário o estabelecimento de padrões aceitáveis para as questões ambientais. Para preservar a saúde e o meio ambiente, a política de gerenciamento de resíduos tornou-se uma tendência. Este quadro impulsionou a publicação pela ANVISA da RDC nº 306/04. Baseado no diagnóstico situacional proveniente de Laboratórios de Análises Clínicas das regiões Sul e Sudoeste da Bahia realizado em forma de questionário, observou-se os pontos de maior relevância quanto às dificuldades dos laboratórios em estarem adequados ao que se prescreve na RDC nº 306/04 (ANVISA) e CONAMA 358. Diante da observação de muitas situações de inconformidade e considerando o potencial da internet na disseminação de informações, este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um website informativo para auxiliar a correta construção do plano de gerenciamento de resíduos de Laboratórios de Análises Clínicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francine Cristina Silva, Universidade Federal da Bahia
Instituto Multidisciplinar em Saúde, Núcleo Complexo Produtivo em Saúde
Thaissia Gumiero Lopes, Universidade Federal da Bahia
Farmacêutica graduada pelo Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia
Robson Caires Viana, Universidade Federal da Bahia
Farmacêutico graduada pelo Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia
Luciano Pereira Rosa, Universidade Federal da Bahia
Instituto Multidisciplinar em Saúde, Núcleo Complexo Produtivo em Saúde

Referências

AFONSO, J.C. et al. Gerenciamento de resíduos laboratoriais: recuperação de elementos e preparo para descarte final. Quim Nova,v. 26, p. 602-611, 2003.

GIL, E.S. et al. Aspectos técnicos e legais do gerenciamento de resíduos químico- farmacêuticos. Rev Bras Ciên Farm, v.43, n. 1, p. 19-29, 2007.

ASSOCIA

JÁCOMO, M.V.J. Manual de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Goiás: Superintendência de Vigilância Sanitária e Ambiental da SES; 2004.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Nacional de Saneamento Básico. Rio de Janeiro. 2008.Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/27032002pnsb.shtm>. Acesso em 26 jun. 2011.

AG

SILVA, C.M. Gerenciamento de resíduos sólidos gerados em laboratórios de análises clínicas na cidade de Ribeirão Preto

SPINA, M.I.A.P. Características do gerenciamento dos resíduos sólidos dos serviços de saúde em Curitiba e análise das implicações socioambientais decorrentes dos métodos de tratamento e destino final. Rev RA´e GA, v.9, p.95-106, 2005.

TAKAYANAGUI, A.M.M. Consciência ecológica e os serviços de saúde. Rev Latino-Am Enfermagem, v.1, n.2, p.93-96, 1993.

SILVA, R.C.; GERDENITS, D.; BARREIROS, D. Contribuições de um sistema de gestão de qualidade laboratorial para as ações de licenciamento, controle e monitoramento de uma agência ambiental no estado de São Paulo. In: V Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 2009. Anais do V Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 2009. Disponível em < http://www.excelenciaemgestao.org/pt/edicoes-anteriores/v-cneg/anais.aspx>. Acesso em: 27 set 2011.

AHMAD, B.S.; BARTON, P.I. Solvent recovery targeting. AIChE J, v.45, p. 335-349, 1999.

MARIN, H.F.;CUNHA, I.C.K.O. Perspectivas atuais da Informática em Enfermagem. Rev Bras Enferm, v. 59, n.3, p. 345-347, 2006.

MORAES, I.H.S. et al. Inclusão digital e conselheiros de saúde: uma política para a redução da desigualdade social no Brasil. Ciênc Saúde Colet , v.14, n. 3, p. 879-888, 2009.

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (CONAMA). Resolução nº 358, de 29 de abril de 2005. Dispõe sobre o Tratamento e a Disposição Final dos Resíduos dos Serviços de Saúde e dá outras providencias. 2005.

AG

PEREIRA, S.S. Panorama da Gestão dos Resíduos Sólidos de Serviço de Saúde na Cidade de Campina Grande/PB: um enfoque da percepção ambiental apresentada por profissionais da saúde. Paraíba, 2009. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio ambiente) Universidade Federal da Paraíba, Campina Grande, 2009.

Publicado
2013-12-27
Como Citar
SILVA, F. C.; LOPES, T. G.; VIANA, R. C.; ROSA, L. P. ELABORAÇÃO DE MATERIAL VIRTUAL INFORMATIVO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS PARA LABORATÓRIOS DE ANÁLISES CLÍNICAS. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, v. 9, n. 17, 27 dez. 2013.
Seção
Artigos