DISTÚRBIOS ALIMENTARES INFANTO-JUVENIS E RENDIMENTO ESCOLAR: CORPOS DE MENINOS E MENINAS EM EVIDÊNCIA

Autores

  • Bárbara Beatriz da Silva Nunes Universidade Federal de Uberlândia
  • Marise Vicente de Paula Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia817107

Palavras-chave:

distúrbios alimentares, corpo, rendimento escolar, diferenças entre meninos e meninas

Resumo

As pessoas de todo o mundo estão sendo afetadas por distúrbios alimentares como Kwashiorkor, o marasmo e a obesidade. Estes distúrbios geram consequências à saúde das pessoas e alteram o corpo, o qual desempenha um papel fundamental nas interações humanas. O objetivo foi levantar referências sobre aspectos psicológicos de alunos e alunas com distúrbios alimentares e verificar se há diferenças no rendimento escolar. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre distúrbios alimentares e suas consequências no rendimento escolar de meninos e meninas, identificando diferenças e semelhanças entre os sexos. O Brasil está passando por uma transição nutricional, em que há diminuição da desnutrição e aumento da obesidade. Apesar de estudos evidenciarem que distúrbios alimentares seriam a causa do baixo rendimento escolar, não foram encontrados estudos quantitativos que os comprovassem. Os estudos demonstraram que a percepção de corpo das crianças se altera conforme o sexo e o estado nutricional. Pode-se concluir que os distúrbios alimentares influenciam o autoconceito, mas não são a causa única do baixo rendimento escolar. Meninas possuem uma imagem mais negativa sobre seu corpo, mas apresentam maior rendimento escolar que meninos. É necessária a realização de estudos quantitativos criteriosos sobre o assunto, buscando esclarecer as dúvidas que ainda persistem.

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Biografia do Autor

  • Bárbara Beatriz da Silva Nunes, Universidade Federal de Uberlândia
    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia, Especialista em Gestão Ambiental pela Faculdade Católica de Uberlândia, Especializanda em Gênero e Diversidade na escola pela Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão.
  • Marise Vicente de Paula, Universidade Federal de Goiás
    Graduação em Geografia pelo CAC/UFG (Catalão), Mestrado e Doutorado em Geografia pelo IESA/UFG (Goiânia). Sou professora do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás - UEG, Unidade Acadêmica de Pires do Rio, onde ministro as disciplinas Prática de Ensino e Estágio Supervisionado, desenvolvo pesquisas na área de ensino, gênero e etnia e sou Coordenadora Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação. Junto ao CAC/UFG, participo do LEGER, do grupo de pesquisas DIALOGUS e do GDE enquanto professora orientadora.

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Publicado

05-06-2012

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

NUNES, Bárbara Beatriz da Silva; PAULA, Marise Vicente de. DISTÚRBIOS ALIMENTARES INFANTO-JUVENIS E RENDIMENTO ESCOLAR: CORPOS DE MENINOS E MENINAS EM EVIDÊNCIA. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 8, n. 14, p. 69–80, 2012. DOI: 10.14393/Hygeia817107. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/17107. Acesso em: 20 maio. 2025.