SAÚDE AMBIENTAL SEGUNDO A PERCEPÇÃO DE GRADUANDOS DE UM CURSO DE ENFERMAGEM À DISTÂNCIA EM CAMPO GRANDE, MS

Autores

  • Roberta Machado Pereira Dorneles
  • Gilberto Luiz Alves

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia617001

Palavras-chave:

Saúde Ambiental, Educação Ambiental, Educação a Distância, Enfermagem

Resumo

Este trabalho procurou detectar a percepção de graduandos do quinto semestre do Curso de Enfermagem a distância, vinculado a uma instituição de ensino superior de Campo Grande - MS, em relação aos fatores ambientais que interferem na saúde humana. Por meio de um questionário semi-estruturado, caracterizou o perfil socioeconômico desses acadêmicos; verificou as noções de educação ambiental que eles obtiveram no Ensino Médio e discutiu o grau de consciência desses sujeitos em relação à influência de fatores ambientais, selecionados a partir de revisão da literatura especializada. A análise documental da unidade didática Ecologia, Saneamento e Saúde serviu para discutir o seu conteúdo e as suas práticas, inclusive de avaliação, bem como para permitir o reconhecimento de que as atividades programadas contemplaram o proposto no Plano de Ensino e na ementa da unidade didática, tendo condições, ainda, de contribuir para a elevação do grau de consciência ambiental dos estudantes. O trabalho evidenciou, por fim, que a área de Enfermagem pode exercer um papel importante no combate aos fatores de degradação ambiental que interferem na saúde humana.

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Biografia do Autor

  • Roberta Machado Pereira Dorneles

    Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (2003). Especialista em formação Docente para o Ensino Superior e Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade Anhanguera-Uniderp. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Adminsitração Hospitalar, Informática aplicada à Saúde e Saúde Ambiental.

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Publicado

02-02-2011

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DORNELES, Roberta Machado Pereira; ALVES, Gilberto Luiz. SAÚDE AMBIENTAL SEGUNDO A PERCEPÇÃO DE GRADUANDOS DE UM CURSO DE ENFERMAGEM À DISTÂNCIA EM CAMPO GRANDE, MS. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 6, n. 11, p. 128–142, 2011. DOI: 10.14393/Hygeia617001. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/17001. Acesso em: 21 maio. 2025.