DOENÇA DE CHAGAS E A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE TRIATOMÍNEOS CAPTURADOS EM UBERLÂNDIA, MINAS GERAIS - BRASIL

Autores

  • Paulo Cezar Mendes Prof. Dr. Faculdade Católica de Uberlândia
  • Samuel do Carmo Lima Universidade Federal de Uberlândia
  • Marcia Beatriz Cardoso de Paula Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Geografia - UFU
  • Amaral Alves de Souza Laboratório de Entomologia - CCZ de Uberlândia
  • Elizângela de Azevedo Silva Rodrigues Laboratório de Entomologia - CCZ de Uberlândia
  • Jean Ezequiel Limongi Centro de Controle de Zoonozes de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia416905

Palavras-chave:

Doença de Chagas, Triatomíneos, Barbeiros, Uberlândia

Resumo

Este trabalho objetivou entender a distribuição da fauna triatomínea no município de Uberlândia - MG. Para tanto, foram realizados levantamentos de dados relacionados à captura triatomíneos pelo Centro de Controle de Zoonoses de Uberlândia, no período de 2004 a 2007, e trabalhos de campo para a caracterização das condições sócio-ambientais das áreas de ocorrência dos triatomíneos. As espécies capturadas foram T. sórdida (54,9%), P. megistus (33,3%), R. neglectus (8,9%), P. diasi (2,5%) e R. prolixus (0,4%). A análise dos dados permitiu observar que a 95% dos triatomíneos foram capturados no vale do Rio Araguari. A constatação da existência de corredores ecológicos propícios à ocorrência da fauna triatomínea, ao longo dos grandes rios sugerem eixos de dispersão do vetor e do agente etiológico da doença, que integrariam a região aos circuitos de outras áreas endêmicas do país.

Downloads

Biografia do Autor

  • Samuel do Carmo Lima, Universidade Federal de Uberlândia
    Formado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia, em 1980 (Licenciatura e Bacharelado); Mestre em Geociências, área de concnetração em Geoquímica, também pela Universidade Federal fluminense, em 1985; Doutor pela Universidade de São Paulo, em 1996. Professor da Universidade Estadual de Londrina de 3/1993 a 5/1986 e professor da Universidade Federal de Uberlândia, desde jan/1986.

Downloads

Publicado

20-06-2008

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MENDES, Paulo Cezar; LIMA, Samuel do Carmo; PAULA, Marcia Beatriz Cardoso de; SOUZA, Amaral Alves de; RODRIGUES, Elizângela de Azevedo Silva; LIMONGI, Jean Ezequiel. DOENÇA DE CHAGAS E A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE TRIATOMÍNEOS CAPTURADOS EM UBERLÂNDIA, MINAS GERAIS - BRASIL. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 4, n. 6, p. 176–204, 2008. DOI: 10.14393/Hygeia416905. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/16905. Acesso em: 20 maio. 2025.