O TERRITÓRIO NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA / The territory in family health program

  • Martha Priscila Bezerra Pereira FCT/ UNESP
  • Christovam Barcellos Fiocruz
Palavras-chave: Programa Saúde da Família, Adscrição, território

Resumo

O Programa Saúde da Família (PSF) tem se configurado como um dos mais importantes referenciais da organização da Atenção Básica no Brasil. A adscrição de clientela, mencionada pelo programa como uma grande inovação desse modelo, tem suscitado o debate sobre o conceito de território. Este artigo busca reaver o conceito de território e suas relações com a saúde coletiva através de uma revisão bibliográfica, bem como sua incorporação na prática de trabalho através da análise de documentos oficiais do PSF. Foi possível observar que o entendimento sobre o conceito de território varia nos âmbitos federal, estadual e municipal, assim como é diferenciado dentro da própria Equipe de Saúde da Família. Partindo do PSF, a transformação da realidade local está diretamente relacionada à multiterritorialidade, organizada através da intersetorialidade dentro da Secretaria da Saúde, entre a Secretaria da Saúde e outras Secretarias, e do poder municipal com a comunidade e outras instituições que abrangem escalas geográficas diferenciadas. A delimitação de áreas e microáreas de atuação, essencial para a implantação e avaliação do programa é, em geral, realizada com base apenas no quantitativo de população, sem considerar a dinâmica social e política, inerente aos territórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martha Priscila Bezerra Pereira, FCT/ UNESP
Geógrafa (UFPB); Mestre em Geografia (UFPE); Doutoranda em Geografia (UNESP - Presidente Prudente-SP). Estuda temas ligados à Geografia da Saúde desde a graduação. Trabalhou como Geógrafa na Secretaria de Saúde e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Santa Rita - PB.
Christovam Barcellos, Fiocruz
Geógrafo e sanitarista, com doutorado em Geoquímica, pesquisador e professor da Fundação Oswaldo Cruz. Trabalhou como sanitarista nas secretarias estaduais do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Publicado
2006-05-29
Como Citar
PEREIRA, M. P. B.; BARCELLOS, C. O TERRITÓRIO NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA / The territory in family health program. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, v. 2, n. 2, 29 maio 2006.
Seção
Artigos