Foco e Escopo

A Revista tem por foco os temas da Geografia médica e da saúde, em interdisciplinaridade, tanto com as áreas da epidemiologia como da Saúde coletiva. Por escopo tem a divulgação científica e o livre acesso aos resultados da pesquisa científica. A revista é multilíngue e, publica trabalhos em português, espanhol, inglês e francês. O conteúdo dos artigos publicados é de inteira responsabilidade de seus autores, não representando a posição oficial desta Revista.

Processo de Avaliação pelos Pares

Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde conta com um grupo de especialistas de notório saber na área para proceder a avaliação da qualidade dos artigos que serão publicados. Os originais são imediatamente encaminhados a 2 avaliadores, que sempre são especialistas reconhecidos nos temas tratados, e darão pareceres sobre a qualidade científica do trabalho. Em caso de pareceres conflitantes, o trabalho será encaminhado à um 3º avaliador. Os pareceres poderão ser de aceite para publicação, aceite para publicação com correções sugeridas ou não aceite para publicação. Os trabalhos serão avaliados com notas de 0 (ruim), 1 (razoável), 2 (bom) ou 3 (muito bom), sob os seguintes parâmetros: Originalidade, Relevância científica, Correção, Clareza, Qualidade gráfica das figuras. Os artigos são enviados para avaliação sem a identificação de autoria. Os editores reservam o direito de convidar especialistas de notório reconhecimento na área para publicarem pesquisas e estudos, sendo, nesse caso, os editores os próprios avaliadores.

Periodicidade

Trimestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Hygeia

Hygeia é uma Revista para divulgação da produção acadêmica e científica e tem como foco os temas da Geografia médica e da saúde, em interdisciplinaridade, tanto com as áreas da epidemiologia como da Saúde coletiva. É uma revista do Programa de Pós-graduação Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador da Universidade Federal de Uberlândia, sob a chancela da Editora da Universidade Federal de Uberlândia (EDUFU). O formato eletrônico permite o seu acesso rápido e amplo, proporcionado pelas facilidades da Rede Mundial de Computadores (internet). Os resultados de investigações científicas e elaborações teóricas aqui publicadas se prestam a ampliar as oportunidades de acesso ao debate acadêmico para pesquisadores, professores e alunos universitários que se interessem por este tema.