A REVISTA HABITAT E A DIFUSÃO DAS EXPOSIÇÕES DE ARTE E ARQUITETURA: AS EXPOSIÇÕES DE LE CORBUSIER E MAX BILL NO MASP

  • Arthur Guilherme Campos FAUED - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia
  • Adriano Tomitão Canas FAUED - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave: Arquitetura, Urbanismo, Artes

Resumo

Este texto pretende abordar duas exposições organizadas pelo Museu de Arte de São Paulo no início da década de 50: a primeira, que trata da retrospectiva dedicada à produção de Le Corbusier ("Novo mundo do espaço de Le Corbusier", 1950), e no ano seguinte, a exposição dedicada às obras de Max Bill. Ambas reuniram suas produções em todas as áreas em que atuaram: pintura, escultura, arquitetura e urbanismo e desenho industrial. Tais mostras representaram uma novidade no período e possibilitaram compreender as relações entre as diversas áreas. Publicadas pela revista Habitat, as exposições tiveram ampla cobertura e contribuíram para incentivar o debate no campo da arquitetura do período, revelando o empenho dos Bardi em promover a discussão em torno das origens e caminhos da arquitetura moderna brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Guilherme Campos, FAUED - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia

Aluno de Graduação e Bolsista de Iniciação Científica PIBIC-FAPEMIG-UFU da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia

Adriano Tomitão Canas, FAUED - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia
Adriano Tomitão Canas é Arquiteto e Urbanista pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996), Mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2005) e Doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professor das disciplinas de Projeto e Linguagem da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Uberlândia.
Publicado
2015-12-16
Seção
Arquitetura, Urbanismo e Design