EMPREENDENDO NA GESTÃO DE PROCESSOS COM A UTILIZAÇÃO DE PAINÉIS EXECUTIVOS: O CASO DA DIRETORIA DE FINANÇAS DA MARINHA

  • Renato Santiago Quintal Departamento de Contabilidade da Diretoria de Finanças da Marinha
  • Jorge Luiz Tesch Santos Departamento de Contabilidade da Diretoria de Finanças da Marinha
  • Maria de Fátima Bandeira dos Santos Departamento de Contabilidade da Diretoria de Finanças da Marinha
  • Esdras Carlos de Santana Departamento de Contabilidade da Diretoria de Finanças da Marinha
  • Marcelo David Davis Departamento de Contabilidade da Diretoria de Finanças da Marinha
Palavras-chave: Gestão de Processos, Controle Gerencial, Business Intelligence.

Resumo

O objetivo do trabalho consiste em identificar as contribuições advindas da introdução do sistema informatizado em lide no âmbito do Departamento de Contabilidade da Diretoria de Finanças da Marinha (DFM), bem como seus possíveis reflexos na seara orçamentária e financeira da Marinha do Brasil. A relevância do tema reside no fato de que a gestão de processos é responsável pela melhoria contínua do desempenho organizacional por meio da elevação dos níveis de qualidade em suas atividades. Aperfeiçoamentos nos processos organizacionais apresentam reflexos diretos nas searas de custos, qualidade, confiabilidade, flexibilidade e velocidade. O método de pesquisa da presente pesquisa é o estudo de caso. As fontes de evidências utilizadas foram bibliográfica, documental e observação direta. A observação direta foi realizada mediante acompanhamento da implantação do sistema informatizado na Divisão de Análise Gerencial. Os principais achados do estudo apontam para o fato de que o sistema informatizado poderá contribuir sensivelmente para a padronização das informações. Houve a melhoria dos processos internos na Divisão de Análise Gerencial; foi viabilizada a consolidação de um padrão de gestão e análise de desempenho que contribuísse para a homogeneidade no tratamento global das informações indispensáveis ao processo de tomada de decisão. Este estudo apresenta limitações associadas ao fato de o resultado da pesquisa estar sujeito exclusivamente ao caso estudado, sendo impossível a sua generalização a outros órgãos da Administração Pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Santiago Quintal, Departamento de Contabilidade da Diretoria de Finanças da Marinha
Mestre em Ciências Contábeis (Faculdade de Administração e Finanças da Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Especialista em Comércio Exterior (Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro); Bacharel em Administração (Universidade Cândido Mendes) e em Ciências Navais, com Habilitação em Administração de Sistemas (Escola Naval). Atualmente é Oficial Superior da Ativa do Corpo de Intendentes da Marinha do Brasil, ocupa o posto de Capitão-de-Corveta e é Encarregado da Seção de Análise Gerencial das Organizações Militares Prestadoras de Serviço de Ciência e Tecnologia na Diretoria de Finanças da Marinha. Tem experiência em Ciências Contábeis e Administração, com ênfase em Administração Pública.
Jorge Luiz Tesch Santos, Departamento de Contabilidade da Diretoria de Finanças da Marinha
Bacharel em Ciências Navais, com Habilitação em Administração de Sistemas (Escola Naval). Atualmente é Oficial Subalterno da Ativa do Corpo de Intendentes da Marinha do Brasil, ocupa o posto de Primeiro-Tenente e é Encarregado da Seção de Análise Gerencial das Organizações Militares Prestadoras de Serviço Hospitalares na Diretoria de Finanças da Marinha. Tem experiência em Ciências Contábeis e Administração, com ênfase em Administração Pública.
Maria de Fátima Bandeira dos Santos, Departamento de Contabilidade da Diretoria de Finanças da Marinha
Mestre em Ciências Contábeis (Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Bacharel em Ciências Contábeis (Universidade Estácio de Sá). Atualmente é Oficial Superior da Ativa do Corpo de Intendentes da Marinha do Brasil, ocupa o posto de Capitão-de-Corveta e é Encarregada da Seção de Análise Gerencial das Organizações Militares Prestadoras de Serviço Industriais na Diretoria de Finanças da Marinha. Tem experiência em Ciências Contábeis e Administração, com ênfase em Administração Pública.
Esdras Carlos de Santana, Departamento de Contabilidade da Diretoria de Finanças da Marinha
Departamento de Contabilidade da Diretoria de Finanças da Marinha Mestre em Ciências Contábeis (Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro); Especialista em Administração Pública (Fundação Getúlio Vargas); e Bacharel em Ciências Contábeis (Universidade Gama Filho). Atualmente é Oficial Superior da Ativa do Corpo de Intendentes da Marinha do Brasil, ocupa o posto de Capitão-de-Corveta e é Encarregado da Divisão de Análise Gerencial na Diretoria de Finanças da Marinha. Tem experiência em Ciências Contábeis e Administração, com ênfase em Administração Pública.
Marcelo David Davis, Departamento de Contabilidade da Diretoria de Finanças da Marinha
Mestre em Ciências Contábeis (Faculdade de Administração e Finanças da Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Especialista em Contabilidade e Auditoria (Universidade Federal Fluminense); e Bacharel em Ciências Navais, com Habilitação em Administração de Sistemas (Escola Naval). Atualmente é Oficial Superior da Ativa do Corpo de Intendentes da Marinha do Brasil, ocupa o posto de Capitão-de-Fragata e é Chefe do Departamento de Contabilidade da Diretoria de Finanças da Marinha.
Publicado
2015-12-16
Seção
Gestão e Negócios