COMÉRCIO AMBULANTE DE ALIMENTOS EM UBERLÂNDIA - MG: CONSIDERAÇÕES GERAIS

  • Thiago Alves Rosa Universidade Federal de Uberlândia - UFU/Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).
  • Geisa Daise Gumieiro Cleps Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Palavras-chave: Ambulantes de alimentos. Comércio informal. Práticas comerciais. Uberlândia

Resumo

O comércio ambulante de alimentos em Uberlândia (MG) segue a tendência da informalidade, observada nos países em desenvolvimento, que é de crescimento e expansão. Esse desenvolvimento se dá em razão da diminuição de empregos na agricultura e na indústria e do detrimento e precarização das atividades do terceiro setor. Em um cenário econômico cada vez mais volátil e imprevisível, os trabalhadores que não conseguem se adequar ás novas necessidades do mercado são marginalizados e excluídos do atual processo de internacionalização econômica. Assim a informalidade surge como uma possibilidade de sobrevivência e de perpetuação dos trabalhadores dentro do ciclo inferior da economia, que adquire uma dinamicidade única dentro da vida cotidiana das cidades. Em Uberlândia esse processo tem várias características diferentes das que encontramos em outros lugares, sendo que essas diferenças tornam esse processo único e intimamente integrado á história do desenvolvimento da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Alves Rosa, Universidade Federal de Uberlândia - UFU/Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).
Graduando em Geografia na Universidade Federal de Uberlândia e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), trabalhando com o comércio informal na cidade de Uberlândia.
Geisa Daise Gumieiro Cleps, Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (1990), mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997, 2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana e Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade, comércio, consumo, serviços e dinâmica populacional.
Publicado
2015-12-16
Seção
Geografia