Foco e Escopo

A Revista História & Perspectivas publica artigos acadêmicos inéditos, resultados de trabalhos de pesquisa histórica em diferentes temporalidades articulados às ciências humanas. Também está aberta a receber contribuições vinculadas `às propostas de trabalho em diferentes instituições e movimentos sociais, tais como entrevistas, documentos históricos, traduções e resenhas na área de História e afins; por meio dessas ações busca-se fomentar o diálogo entre diferentes instituições nacionais e estrangeiras e difundir experiências de produção de conhecimentos, firmando os princípios do debate plural e interdisciplinar.

Processo de Avaliação pelos Pares

1) A Revista História & Perspectivas conta com a colaboração de avaliadores externos alheios à sua equipe editorial e alheios à Universidade Federal de Uberlândia. São pesquisadores com filiações acadêmicas distintas e que atuam em instituições de diferentes regiões do país.
2) Os avaliadores são escolhidos por especialidade e/ou afinidade em relação ao conteúdo temático dos trabalhos sob apreciação.
3) A Revista História & Perspectivas garante que a avaliação seja realizada às cegas, garantindo que os avaliadores não tenham acesso à identidade dos autores que submetem os trabalhos.
4) A avaliação do trabalho é embasada em originalidade, relevância científica, correção, clareza e qualidade gráfica das ilustrações.
5) Os pareceres dos avaliadores podem ser de “aprovação sem alterações”, “aprovação condicionada às reformulações indicadas no parecer” ou “não aprovação”.
6) Para serem publicados na Revista História & Perspectivas, os trabalhos devem obter dois pareceres favoráveis. Caso um avaliador aprove a publicação e outro não, cabe ao Conselho Editorial decidir sobre a publicação.

Política de Acesso Livre

Licença Creative Commons
Todo conteúdo da Revista História & Perspectivas de http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Histórico do periódico

A revista História & Perspectivas foi criada no ano de 1988, ligada aos cursos de História da Universidade Federal de Uberlândia. Deste ano para cá, a revista passou por várias administrações, com Conselhos editoriais diferenciados, que garantiram a publicação de seus exemplares dentro daquilo que foi definido como seus objetivos, ou seja, os de se tornar "ambiente que comporte enfoques teóricos múltiplos, criatividade e questionamentos que ensejem o crescimento intelectual..." (Ano 1, nº1). Atualmente, a revista está sob a administração do Núcleo de Pesquisa e Estudos em História, Cidade e Trabalho, NUPEHCIT. Em 2012 a Revista teve significativo reconhecimento pelos avaliadores do Qualis/Capes: passando do conceito B1 para A2. Além disso conquistou avaliações positivas em outras áreas do conhecimento, demonstrando sua força de expansão entre pesquisadores no Brasil e fora do Brasil. A revista vem mantendo a periodicidade semestral, com chamadas nos sites do NUPHECIT, INHIS,UFU e, também, pela pagina eletrônica da ANPUH Nacional. A revista está indexada http://www.latindex.unam.mx