A construção do conhecimento sobre a sociedade

Main Article Content

Juan Delval

Resumo

A criança precisa construir modelos ou representações da realidade social em que vive para tentar dar sentido ao mundo à sua volta e essas representações também servem de estrutura para sua ação. A maioria deles não são cópias simples das dos adultos, mas constituem uma construção pessoal e diferem qualitativamente das dos idosos. O estudo do desenvolvimento do conhecimento sobre a sociedade em crianças atrai cada vez mais atenção dos pesquisadores. A posição construtivista enfatiza a atividade do sujeito, a existência de crenças infantis diferentes das dos adultos e o contexto social, e a universalidade de algumas dessas crenças, forçando-nos a não esquecer o trabalho de construção pessoal que deve ser realizado. realizar o assunto

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Delval, J. (2018). A construção do conhecimento sobre a sociedade. Ensino Em Re-Vista, 25(1), 11-32. https://doi.org/10.14393/ER-v25n1a2018-1
Seção
Dossiê O conhecimento social na perspectiva piagetiana

Referências

BARRETT, M.; BUCHANAN-BARROW, E. Children’s understanding of society. Hove: Psychology Press, 2005.

DELVAL, J. La representacióninfantil del mundo social. In: ENESCO,I.; TURIEL, E.; LINAZA, J. (Eds). El mundo social en la mente infantil. Madrid: Alianza, 1989.

______. Stages in the child's construction of social knowledge. In: CARRETERO, M.; VOSS, J.F. (Eds.) Cognitive and instructional processes in history and the social sciences. Hillsdale: LEA, 1994.

______.Sobre la naturaleza de los fenómenos sociales. In: KORTA,K.; GARCÍA MURGA, F. (Comps.) Palabras. Víctor Sánchezde Zavala in memoriam.Bilbao: Servicio Editorial de la UPV-EHU, 2000. p. 95–122.

______. Descubrir el pensamiento de los niños: introducción a la práctica del método clinico. Barcelona: Paidós, 2001.

______; DEL BARRIO, C.; ECHEITA, G. El conocimiento de los niños de su propio país. Cuadernos de Pedagogía, n. 75, p. 33-36, 1981.

______;ENESCO, I. Moral, desarrollo y educación. Madrid: Anaya-Alauda, 1994.

FURNHAM, A.; STACEY, B. Young people's understanding of society. Londres: Routledge, 1991.

FURTH, H.G. The world of grown-ups.Children's conceptions of society. Nueva York: Elsevier North Holland, 1980.

______; McCONVILLE, K. Adolescent understanding of compromise in political and social arenas. Merrill-Palmer Quarterly, n. 27, p. 413-427, 1981.

MOSCOVICI, S. La psychanalyse, son image et son public. París: P.U.F., 1976.

PIAGET, J.; WEIL, A.M. Le development, chez l'enfant, de l'idée de patrie et des relations avec l'étranger. Bulletin International des Sciences Sociales, n. 3,p. 605-621, 1951.

SEARLE, J. R. The construction of social reality. Nueva York: Free Press, 1995.