ENSINO EM RE-VISTA 

ENSINO EM RE-VISTA é um Periódico Científico do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), dirigido  a pesquisadores, professores e estudantes da área da Educação. Divulga artigos que versam sobre resultados de pesquisas e ensaios originais, resenhas de livros e traduções. Recebe textos em qualquer época do ano escritos em português, inglês e espanhol. Publica dossiês temáticos, organizados por pesquisadores de áreas-temas, com artigos de especialistas convidados, brasileiros e estrangeiros, e abarcando assuntos de interesse e discussão atuais de diversas áreas da Educação.

  • Qualis/Capes: B2 em Educação / A2 em Ensino (Qualis/Capes, 2013-2016)   -   A3 em Educação (Qualis/Capes, 2019)
  • Área do conhecimento: Ciências Humanas - Educação
  • Ano de fundação: 1992
  • E-ISSN: 1983-1730 (versão eletrônica)
  • DOI: https://doi.org/10.14393/ER
  • E-mail: ensinoemrevista@gmail.com
  • Unidade: Faculdade de Educação / Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Financiamento: Universidade Federal de Uberlândia/ EDUFU
  • Editora: EDUFU

 

FOCO E ESCOPO

O Periódico ENSINO EM RE-VISTA dedica-se à publicação de textos científicos atinentes aos processos pedagógicos que abrangem diferentes âmbitos da Educação, tempos e espaços educativos diversos, como forma de efetivar o debate e a reflexão e de promover a divulgação da produção científica nos âmbitos nacional e internacional.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

A revista conta com um grupo de especialistas de notório saber nas áreas temáticas da Educação . Os originais são submetidos à aprovação de avaliadores especializados e reconhecidos nos temas tratados. Os trabalhos são enviados para avaliação sem a identificação de autoria e imediatamente encaminhados aos avaliadores. O processo de seleção de artigos envolve a avaliação de dois ou três especialistas ad hoc e dos membros do Conselho Editorial. O tempo estimado para avaliar e publicar os artigos é de 12 meses.

Os originais recebidos passam por quatro etapas: 1) Verificação de controle de plágio e autoplágio. 2) Avaliação prévia pela Comissão Editorial. 3) Processo de avaliação por pareceristas ad hoc  que emitem parecer sobre o mérito do  texto. 4) Deliberação final: os pareceres emitidos passam pela análise da Comissão Editorial, que fará um parecer consolidado.

Os autores recebem um comunicado do periódico informando se seu texto foi aceito na íntegra , rejeitado ou se necessita de alterações para publicação. A editoria poderá recusar os artigos que não atendam adequadamente as  solicitações encaminhadas.

Para a verificação se os artigos encaminhados ao periódico tiveram parecer do  Comitê de Ética, será solicitado o envio do parecer emitido pelo mesmo, quando necessário.

 

PERIODICIDADE 

Publicação Quadrimestral.

 

EDITORA 

EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia   

 

IMPACTO

Google Acadêmico - Ensino em Re-Vista

 

INDEXADORES

 

 

 

ARQUIVAMENTO

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

PRESERVAÇÃO

Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital - Cariniana

 

DETECÇÃO DE PLÁGIO

Todos os textos submetidos ao periódico científico Ensino em Re-Vista são escrutinados para o impedimento de plágio por meio do software CopySpider (https://copyspider.com.br/main/pt-br). Quando constatado plágio, o texto é recusado. A tolerância de autoplágio é de até 30%, com exclusão de citações e referências deste percentual.
 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. O periódico permite ler, descarregar, distribuir, imprimir e enviar por link os artigos, desde que sem fins comerciais, sem realizar alterações do texto e sempre faça constar a referência da publicação original.

 

SOBRE O SISTEMA DE PUBLICAÇÃO

A revista usa o Open Journal Systems (OJS), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.

 

ESTATÍSTICAS

2019 - Artigos avaliados pelos pares (62)

2018 - Artigos avaliados pelos pares (105)

2017 - Artigos avaliados pelos pares (98)

 

PARECERISTAS 

PARECERISTAS AD HOC 2020

  • Adriana Lemos de Sousa Neto, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Adriana Pastorello Buim Arena, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Universidade Federal do ABC, Brasil
  • Alessandra Carvalho Teixeira, Universidade Estadual Paulista, Brasil
  • Aléxia Pádua Franco, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • André Augusto Deodato, Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil
  • André Pereira da Costa, Universidade Federal do Oeste da Bahia, Brasil
  • Andréa Coelho Lastória, Universidade de São Paulo, Brasil
  • Armando Traldi Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Brasil
  • Astrogildo Fernandes da Silva Junior, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Bernerval Pinheiro Santos, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Camila Lima Coimbra, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Circe Mara Marques, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Brasil
  • Clarissa de Assis Olgin, Universidade Luterana do Brasil, Brasil
  • Cláudia Lisete Oliveira Groenwald, Universidade Luterana do Brasil, Brasil
  • Cleusiane Vieira Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil
  • Dagoberto Buim Arena, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil
  • Elenilton Vieira Godoy, Universidade Federal do Paraná, Brasil
  • Fabiana Fiorezi de Marco, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Fernanda Duarte Araújo Silva, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Francely Aparecida dos Santos, Universidade Estadual de Montes Claros, Brasil
  • Gerardo Andres Machuca Téllez, Corporación Unificada Nacional de Educación Superior, Colômbia
  • Gilberto Januario, Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil
  • Grace Zaggia Utimura, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Brasil
  • Iara Vieira Guimarães, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Ivani Teresinha Lawall, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
  • José Gonçalves Teixeira Júnior, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • José Petrucio de Farias Junior, Universidade Federal do Piauí, Brasil
  • Katia Lima, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil
  • Keylla Rejane Almeida Melo, Universidade Federal do Piauí, Brasil
  • Marcelo de Oliveira Dias, Universidade Federal Fluminense, Brasil
  • Marcelo Navarro da Silva, Faculdades Guarulhos, Brasil
  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Universidade do Vale do Taquari, Brasil
  • Maria Aparecida Lopes Rossi, Universidade Federal de Goiás, Brasil
  • Roberta D'Ângela Menduni Bortoloti, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil
  • Rute Cristina Domingos da Palma, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
  • Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida, Universidade Estadual de Montes Claros, Brasil
  • Thaine Souza Santana, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil
  • Vanessa Franco Neto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil

 

PARECERISTAS AD HOC 2019

  • Adriana Pastorello Buim Arena, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Universidade Federal do ABC, Brasil
  • Aléxia Pádua Franco, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Andréa Coelho Lastória, Universidade de São Paulo, Brasil
  • Astrogildo Fernandes da Silva Junior, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Benerval Pinheiro Santos, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Camila Lima Coimbra, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Circe Mara Marques, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Brasil
  • Gerardo Andres Machuca Téllez, Corporación Unificada Nacional de Educación Superior, Colômbia
  • Iara Vieira Guimarães, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Ivani Teresinha Lawall, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
  • José Gonçalves Teixeira Júnior, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • José Marra, Universidade Licungo, Moçambique
  • José Petrucio de Farias Junior, Universidade Federal do Piauí, Brasil
  • Keylla Rejane Almeida Melo, Universidade Federal do Pauí, Teresina, Brasil
  • Maria Aparecida Lopes Rossi, Universidade Federal de Goiás, Brasil
  • Marialva Moog Pinto, Universidade da Região de Joinville, Brasil
  • Osvaldo Mariotto Cerezer, Universidade do Estado de Mato Grosso, Brasil
  • Pedro Guilherme Rocha dos Reis, Universidade de Lisboa, Portugal
  • Rogério Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá, Brasil
  • Romana Isabel Brázio Valente Pinho, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Selva Guimarães, Universidade de Uberaba, Brasil
  • Valeska Guimarães, Universidade de Uberaba, Brasil
  • Vandeí Pinto da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil
  • Vanessa T. Bueno Campos, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Viviane Rodrigues Alves de Moraes, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

 

PARECERISTAS AD HOC 2018

  • André Sabino - ESEBA/Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Andréa Coelho Lastória, Universidade de São Paulo, Brasil
  • Arthur B. Powell, University - New Brunswick, New Jersey, Estados Unidos
  • Astrogildo Fernandes da Silva Junior - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Bernerval Pinheiro Santos - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Cristiane Coppe de Oliveira - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Edvonete Souza de Alencar - Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
  • Eliane Giachetto Saravali - Universidade Estadual Paulista, Brasil
  • Gerardo Andres Machuca Téllez - Corporación Unificada Nacional de Educación Superior, Colômbia
  • Gilsenir Maria Prevelato de Almeida Dátilo - Universidade Estadual Paulista, Brasil
  • Gizelda Costa e Silva - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Graça Cicillini - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Greice Ferreira da Silva - Universidade Estadual de Londrina, Brasil
  • Iara Vieira Guimarães - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Inia Novaes - ESEBA/Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • José Marra - Universidade Licungo, Moçambique
  • José Petrucio de Farias Junior - Universidade Federal do Piauí, Brasil
  • Jussara Cristina Barboza Tortella - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Brasil
  • Leandro de Oliveira Souza - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Luciana Maria Caetano - Universidade de São Paulo, Brasil
  • María Angélica San Martín Espinoza, Universidad de Chile, Chile
  • Maria Cecília Gramajo, Universidad Nacional de Salta, Argentina
  • Maria de Lourdes Mattos Barreto - Universidade Federal de Viçosa, Brasil
  • Marialva Moog Pinto - Universidade Univille, Joinville, Brasil
  • Orly Zucatto Mantovani de Assis - Universidade de Campinas, Brasil
  • Regina Aparecida Marques de Souza -  Universidade Federal do  Mato Grosso do Sul, Brasil
  • Rogério Fernando Pires - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Rosana Giaretta Sguerra Miskulin - Universidade Estadual Paulista, Brasil
  • Shiderlene Vieira de Almeida - Universidade Federal Tecnológica do Paraná, Brasil
  • Silma do Carmo Nunes - UNIPAC/ Faculdade Presidente Antônio Carlos, Brasil
  • Silvana Paulina de Souza - UFAL Universidade Federal de Alagoas, Brasil
  • Silvia Pereira Gonzaga de Moraes - Universidade Estadual de Maringá, Brasil
  • Silvia de Souza Fernandes - Universidade Estadual Paulista, Brasil
  • Sônia Bessa - Universidade Estadual de Goiás, Brasil
  • Thamar Kalil de Campos Alves - Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha, Brasil
  • Valeska Guimarães - Universidade de Uberaba, Brasil

 

PARECERISTAS AD HOC 2017

  • Adriana Pastorello Buim Arena - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Alberto Matías González, Universidad de Sancti Spíritus “José Martí Pérez”, Cuba
  • Andréa Coelho Lastória - Universidade de São Paulo, Brasil
  • Arlete Bertoldo Miranda - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Armindo Quillici - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Arthur B. Powell, University - New Brunswick, New Jersey, Estados Unidos
  • Benerval Pinheiro Santos - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Camila Lima Coimbra - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Cláudio Lopes de Jesus -  Universidade Federal de São Paulo, Brasil
  • Cláudio Roberto Sousa - Universidade de São Paulo, Brasil
  • Daniel Clark Orey - Universidade Federal de Ouro preto, Brasil
  • aniela Franco Carvalho - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Diva Souza Silva - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Eduardo Donizeti Girotto - Universidade do Oeste do Paraná, Brasil
  • Eduardo Luedy - Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil
  • Eliamar Godoy - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Iara Maria Mora Longhini - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Iara Vieira Guimarães - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Joelma Reis Correia - Universidade Federal do Maranhão, Brasil
  • Josemir Almeida Barros - Universidade Estadual de Minas Gerais, Brasil
  • Luciana Muniz - ESEBA/Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Maria Isabel d’Andrade Sousa Moniz - Universidade Cidade de São Paulo, Brasil
  • Marlécio Maknamara - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
  • Milton Rosa - Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil
  • Mônica Maria Borges Mesquita - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Brasil
  • Myrtes Dias da Cunha - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Rejane Maria Ghisolfi Silva - Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
  • Rita de Cássia Magalhães Trindade Stano - Universidade Federal de Itajubá, Brasil
  • Roberto Valdés Puentes - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Robson França - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Solange Magalhães - Universidade Federal de Goiás, Brasil
  • anessa Therezinha Bueno Campos - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Wanderleya Nara Gonçalves Costa - Universidade Federal do Mato Grosso, Brasil
  • Wolney Honório Filho - Universidade Federal de Goiás, Brasil