ENSINO EM RE-VISTA 

ENSINO EM RE-VISTA é um Periódico Científico do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), dirigido  a pesquisadores, professores e estudantes da área da Educação. Divulga artigos que versam sobre resultados de pesquisas e ensaios originais, resenhas de livros e traduções. Publica dossiês temáticos, organizados por pesquisadores de áreas-temas, com artigos de especialistas convidados – brasileiros e estrangeiros – e abarcando assuntos de interesse e discussão atuais de diversas áreas da Educação.

  • Qualis: B2 em Educação / A2 em Ensino (Qualis/Capes, 2013-2016)   -   A3 em Educação (Qualis/Capes, 2019)
  • Área do conhecimento: Ciências Humanas - Educação
  • Ano de fundação: 1992
  • E-ISSN: 1983-1730 (versão eletrônica)
  • E-mail: ensinoemrevista@gmail.com
  • Unidade: Faculdade de Educação / Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Financiamento: Universidade Federal de Uberlândia/ EDUFU

 

FOCO E ESCOPO

O Periódico ENSINO EM RE-VISTA dedica-se à publicação de textos científicos atinentes aos processos pedagógicos que abrangem diferentes âmbitos da Educação, tempos e espaços educativos diversos, como forma de efetivar o debate e a reflexão e de promover a divulgação da produção científica nos âmbitos nacional e internacional.

The journal ENSINO EM RE-VISTA is dedicated to the publication of scientific papers relating to the pedagogical processes at different areas of education, times and educational spaces as a form of effecting the debate and reflection and to promote the nationally and internationally development of scientific research.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

A revista conta com um grupo de especialistas de notório saber nas áreas temáticas da Educação . Os originais são submetidos à aprovação de avaliadores especializados e reconhecidos nos temas tratados. Os trabalhos são enviados para avaliação sem a identificação de autoria e imediatamente encaminhados aos avaliadores. O processo de seleção de artigos envolve a avaliação de dois ou três especialistas ad hoc e dos membros do Conselho Editorial. O tempo estimado para avaliar e publicar os artigos é de 12 meses.

Os originais recebidos passam por quatro etapas: 1) Verificação de controle de plágio e autoplágio. 2) Avaliação prévia pela Comissão Editorial. 3) Processo de avaliação por pareceristas ad hoc  que emitem parecer sobre o mérito do  texto. 4) Deliberação final: os pareceres emitidos passam pela análise da Comissão Editorial, que fará um parecer consolidado.

Os autores recebem um comunicado do periódico informando se seu texto foi aceito na íntegra , rejeitado ou se necessita de alterações para publicação. A editoria poderá recusar os artigos que não atendam adequadamente as  solicitações encaminhadas.

Para a verificação se os artigos encaminhados ao periódico tiveram parecer do  Comitê de Ética, será solicitado o envio do parecer emitido pelo mesmo, quando necessário.

The magazine has a group of renowned experts in the thematic areas of Education. The originals articles will be submitted to the approval of referees who are recognized specialists in the topics covered. The work will be sent for evaluation without identifying the authors. The originals will be immediately sent to referees. The selection process involves the evaluation of articles of two or three ad hoc experts and members of the Editorial Board.

 

PERIODICIDADE 

Publicação Quadrimestral.

 

EDITORA 

 

INDEXADORES

 

ARQUIVAMENTO

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

PRESERVAÇÃO

 

DETECÇÃO DE PLÁGIO

Todos os textos submetidos ao periódico científico Ensino em Re-Vista são escrutinados para o impedimento de plágio por meio do software CopySpider (https://copyspider.com.br/main/pt-br). Quando constatado plágio, o texto é recusado. A tolerância de autoplágio é de até 30%, com exclusão de citações e referências deste percentual.
 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. O periódico permite ler descarregar, copiar, distribuir, imprimir e enviar por link os artigos.

 

SOBRE O SISTEMA DE PUBLICAÇÃO

A revista usa o Open Journal Systems (OJS), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.

 

ESTATÍSTICAS

2019 - Artigos avaliados pelos pares (62)

2018- Artigos avaliados pelos pares (105)

2017- Artigos avaliados pelos pares (98)

 

PARECERISTAS 

PARECERISTAS AD HOC 2018

  • André Sabino - ESEBA/Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Andréa Coelho Lastória, Universidade de São Paulo, Brasil
  • Arthur B. Powell, University - New Brunswick, New Jersey, Estados Unidos
  • Astrogildo Fernandes da Silva Junior - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Bernerval Pinheiro Santos - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Cristiane Coppe de Oliveira - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Edvonete Souza de Alencar - Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
  • Eliane Giachetto Saravali - Universidade Estadual Paulista, Brasil
  • Gerardo Andres Machuca Téllez - Corporación Unificada Nacional de Educación Superior, Colômbia
  • Gilsenir Maria Prevelato de Almeida Dátilo - Universidade Estadual Paulista, Brasil
  • Gizelda Costa e Silva - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Graça Cicillini - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Greice Ferreira da Silva - Universidade Estadual de Londrina, Brasil
  • Iara Vieira Guimarães - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Inia Novaes - ESEBA/Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • José Marra - Universidade Licungo, Moçambique
  • José Petrucio de Farias Junior - Universidade Federal do Piauí, Brasil
  • Jussara Cristina Barboza Tortella - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Brasil
  • Leandro de Oliveira Souza - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Luciana Maria Caetano - Universidade de São Paulo, Brasil
  • María Angélica San Martín Espinoza, Universidad de Chile, Chile
  • Maria Cecília Gramajo, Universidad Nacional de Salta, Argentina
  • Maria de Lourdes Mattos Barreto - Universidade Federal de Viçosa, Brasil
  • Orly Zucatto Mantovani de Assis - Universidade de Campinas, Brasil
  • Regina Aparecida Marques de Souza -  Universidade Federal do  Mato Grosso do Sul, Brasil
  • Rogério Fernando Pires - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Rosana Giaretta Sguerra Miskulin - Universidade Estadual Paulista, Brasil
  • Shiderlene Vieira de Almeida - Universidade Federal Tecnológica do Paraná, Brasil
  • Silma do Carmo Nunes - UNIPAC/ Faculdade Presidente Antônio Carlos, Brasil
  • Silvana Paulina de Souza - UFAL Universidade Federal de Alagoas, Brasil
  • Silvia Pereira Gonzaga de Moraes - Universidade Estadual de Maringá, Brasil
  • Silvia de Souza Fernandes - Universidade Estadual Paulista, Brasil
  • Sônia Bessa - Universidade Estadual de Goiás, Brasil
  • Thamar Kalil de Campos Alves - Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha, Brasil
  • Valeska Guimarães - Universidade de Uberaba, Brasil

 

PARECERISTAS AD HOC 2017

  • Adriana Pastorello Buim Arena - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Alberto Matías González, Universidad de Sancti Spíritus “José Martí Pérez”, Cuba
  • Andréa Coelho Lastória - Universidade de São Paulo, Brasil
  • Arlete Bertoldo Miranda - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Armindo Quillici - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Arthur B. Powell, University - New Brunswick, New Jersey, Estados Unidos
  • Benerval Pinheiro Santos - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Camila Lima Coimbra - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Cláudio Lopes de Jesus -  Universidade Federal de São Paulo, Brasil
  • Cláudio Roberto Sousa - Universidade de São Paulo, Brasil
  • Daniel Clark Orey - Universidade Federal de Ouro preto, Brasil
  • aniela Franco Carvalho - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Diva Souza Silva - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Eduardo Donizeti Girotto - Universidade do Oeste do Paraná, Brasil
  • Eduardo Luedy - Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil
  • Eliamar Godoy - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Iara Maria Mora Longhini - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Iara Vieira Guimarães - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Joelma Reis Correia - Universidade Federal do Maranhão, Brasil
  • Josemir Almeida Barros - Universidade Estadual de Minas Gerais, Brasil
  • Luciana Muniz - ESEBA/Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Maria Isabel d’Andrade Sousa Moniz - Universidade Cidade de São Paulo, Brasil
  • Marlécio Maknamara - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
  • Milton Rosa - Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil
  • Mônica Maria Borges Mesquita - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Brasil
  • Myrtes Dias da Cunha - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Rejane Maria Ghisolfi Silva - Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
  • Rita de Cássia Magalhães Trindade Stano - Universidade Federal de Itajubá, Brasil
  • Roberto Valdés Puentes - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Robson França - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Solange Magalhães - Universidade Federal de Goiás, Brasil
  • anessa Therezinha Bueno Campos - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Wanderleya Nara Gonçalves Costa - Universidade Federal do Mato Grosso, Brasil
  • Wolney Honório Filho - Universidade Federal de Goiás, Brasil