Pesquisa


 
Edição Título
 
v. 9, n. 4 (2015): História da disciplina escolar de Língua Portuguesa (XIX-XXI): tensões, desafios e perspectivas Discurso docente sobre conceitos no ensino de língua portuguesa como língua materna e a consciência linguística crítica Resumo  PDF
Guilherme Veiga Rios
 
v. 11, n. 1 (2017): Número atemático A história em quadrinhos na aula de língua portuguesa como Segunda Língua (L2): relato de uma experiência com alunos surdos Resumo  PDF
Fernanda Beatriz Caricari de Morais, Osilene Maria de Sá Cruz
 
v. 8, n. 1 (2014): Número atemático Os gêneros digitais no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio Resumo  PDF
Ananda Veloso Amorim Oliveira
 
v. 10, n. 2 (2016): Fonética e Fonologia - Homenagem a Gisela Collischonn Variações de F0 e configurações de frase entoacional: análise de estruturas contrastivas Resumo  PDF
Geovana Soncin, Luciani Ester Tenani
 
v. 11, n. 5 (2017): Estudos da Tradução: Tradição e Inovação Tradução, criação e poesia: descortinando desafios do processo tradutório da Língua Portuguesa (LP) para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) Resumo  PDF
Vínicius Nascimento, Vanessa Regina de Oliveira Martins, Rimar Ramalho Segala
 
v. 11, n. 1 (2017): Número atemático Indícios de efeito retroativo no ensino de Língua Portuguesa a partir do Novo Exame Nacional do Ensino Médio Resumo  PDF
Lívia Zanier Gomes, Maria Inês Vasconcelos Felice
 
v. 6, n. 1 (2012): Número Atemático Considerações sobre a relação da língua (portuguesa) e constituição de sujeitos (alunos) Resumo  PDF
Guilherme Figueira Borges
 
v. 12, n. 1 (2018): Número atemático Desafios e perspectivas no ensino de língua portuguesa a partir do olhar dos participantes do PIBID/UFTM Resumo  PDF
Daniervelin Renata Marques Pereira
 
v. 11, n. 3 (2017): Número atemático Júri (dis)simulado: proposta de atividade para o estudo do gênero textual/discursivo “depoimento pessoal” sob o viés da oralidade e da variação linguística Resumo  PDF
Carla Beatriz Frasson, Marlúcia Maria Alves
 
v. 9, n. 4 (2015): História da disciplina escolar de Língua Portuguesa (XIX-XXI): tensões, desafios e perspectivas Concepções diferenciadas sobre o trabalho do professor de Língua Portuguesa: algumas reflexões Resumo  PDF
Ana Cecilia Gonçalves
 
v. 8, n. 1 (2014): Número atemático Dicionários e artesanato nos tempos electrónicos Resumo  PDF
Jan Engh
 
v. 11, n. 1 (2017): Número atemático Equívocos em torno da escrita: o caso das dicas de produção de textos em vídeos do YouTube Resumo  PDF
José Cezinaldo Rocha Bessa, Rosângela Alves dos Santos Bernardino
 
v. 12, n. 2 (2018): Português como Língua Estrangeira, Português como Língua de Herança, Português como Língua Adicional A língua portuguesa como recurso da política externa brasileira à luz da diplomacia cultural Resumo  PDF
Alex Sandro Beckhauser
 
v. 7, n. 2 (2013): Linguagem Escrita e Linguagem Falada Estratégias sintáticas no português falado: construções adverbiais na conversação Resumo  PDF
Ana Maria Lima
 
v. 10, n. 1 (2016): Número Atemático O trabalho com a pontuação em Sala de Apoio: mediações colaborativas e pedagógicas Resumo  PDF
Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Renilson José Menegassi
 
v. 11, n. 3 (2017): Número atemático Modalidade deôntica e discurso midiático Resumo  PDF
Nadja Paulino Pessoa Prata, Márcia Teixeira Nogueira
 
v. 12, n. 1 (2018): Número atemático A categorização do gênero discursivo conto de fadas tradicional sob a ótica bakhtiniana Resumo  PDF
Patrícia Cristina de Oliveira Duarte, Nerynei Meira Carneiro Bellini
 
v. 9, n. 4 (2015): História da disciplina escolar de Língua Portuguesa (XIX-XXI): tensões, desafios e perspectivas Pela descolonização do ensino de Língua Portuguesa no Brasil Resumo  PDF
Humberto Borges, Edite Consuelo
 
v. 11, n. 3 (2017): Número atemático Análise multimodal – estudo dos recursos semióticos em textos de livro didático do 7º ano sob a perspectiva Sistêmico-Funcional Resumo  PDF
Jeniffer Streb da Silva, Noara Bolzan Martins
 
v. 12, n. 1 (2018): Número atemático A relação entre leitura e produção textual na universidade: aspectos referentes à intersubjetividade Resumo  PDF
Lia Emília Cremonese
 
v. 3, n. 1 (2009): Número atemático. Os pronomes pessoais em português: uma análise à luz da Linguística Sistêmico-Funcional Resumo  PDF
Jamilson José ALVES-SILVA
 
v. 11, n. 3 (2017): Número atemático Estruturas morfossintática e prosódica dos enunciados: fatores para hipersegmentações Resumo  PDF
Luciani Ester Tenani
 
v. 5, n. 1 (2011): Número Atemático Discutindo nomes e abordagens didáticas: o caso do Ensino Médio Resumo  PDF
Renata Barbosa Vicente, Cristina Lopomo Defendi, André Luiz Rauber, Elaine Cristina Silva Santos, Elisangela Baptista de Godoy Sartin, Lídia Spaziani, Anna Karolina Miranda Oliveira, Marcello Ribeiro, Mariana Corallo M. de A. Kuhlmann, Mengyin BI, Karina Viana Ciocchi, Maria Célia Lima-Hernandes
 
v. 5, n. 1 (2011): Número Atemático Compreendendo a interação em sala de aula: das estruturas de produção e participação às estratégias de negociação mediadas pela polidez Resumo  PDF
Priscila Raposo Ananias, Williany Miranda da Silva
 
1 a 24 de 24 itens

Dicas para pesquisa:

  • O sistema de busca não diferencia maiúsculas ou minúsculas
  • Termos irrelevantes são ignorados pelo sistema de busca
  • São recuperados por padrão apenas artigos contendo todos os termos de busca (ex.: AND é implícito)
  • Combine múltiplos termos com OR para encontrar artigos contendo um ou outro termo; ex.: educação OR pesquisa
  • Use parênteses para criar buscas mais complexas; ex.: arquivo ((revista OR conferência) NOT teses)
  • Use aspas duplas para recuperar o termo exato; ex.: "Acesso Livre à informação"
  • Exclua termos utilizando - ou NOT; ex.: online -políticas ou online NOT políticas
  • Use * como caracter coringa; ex.: soci* moralidade recuperará documentos contendo "sociedade" ou "sociológico"