Chamada de artigos

Chamada de Artigos - Revista Domínios de Lingu@gem N° 2/2021

(ISSN 1980-5799 - Qualis B1 CAPES)

A Revista Domínios de Lingu@gem , disponível em http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/index, divulga a CHAMADA DE PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS para o número temático 1 a ser publicado em 2021.

DATA LIMITE PARA O ENVIO DE ARTIGOS: 30/06/2020.

 

A Revista Domínios de Linguagem, disponível em http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/index) divulga a CHAMADA DE PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS para um número temático BILÍNGUE (português/inglês) a ser publicado em 2021, com o tema Onomástica: a riqueza dos nomes em Língua Portuguesa em perspectiva interdisciplinar.

Os nomes são produtos lexicais bastante ricos. Sua riqueza advém de sua essência: não é possível delimitá-los a uma classe gramatical, tampouco pertencem apenas à esfera linguística, dada sua aplicação a pessoas, lugares, objetos, instituições, paisagem urbana, animais, produtos, dentre outros entes passíveis de denominação. Considerando seu viés extralinguístico, as bases teórico-metodológicas para o estudo dos nomes pressupõem, portanto, uma dupla vertente: um componente da linguística e um da disciplina em contato, demandando um equilíbrio para que os resultados sejam satisfatórios.

Assim, da Cognição à Semântica ou à Medicina, da Semiótica à Lexicologia ou ao Marketing, da História à Mitologia ou à Teologia, do Marketing ao Turismo ou à Psicologia, o objetivo deste número temático é aproximar pesquisadores de diferentes áreas ou disciplinas que têm o nome como objeto ou como ferramenta de trabalho; e ampliar a visão da Linguística do Português sobre os nomes em geral. Acolheremos trabalhos que privilegiem a discussão do nome em Língua Portuguesa, em quaisquer espaços e sob perspectivas inter ou multidisciplinares, cujos fundamentos ressaltem a complexidade e a busca pela resolução de soluções, como novos encaminhamentos teórico-metodológicos. Serão bem vindas propostas que visem ao diálogo entre disciplinas linguísticas e não linguísticas, a exemplo de trabalhos que abordem as seguintes temáticas:

•        Interdisciplinaridade em Onomástica (abordagem teórica);

•        O linguístico e o não linguístico em estudos toponímicos/antroponímicos;

•        Onomástica (em suas vertentes toponímica ou antroponímica) e Marketing;

•        Relações com Geografia e História;

•        Ciências da linguagem e Onomástica: semântica, semiótica, sintaxe;

•        Ciências Sociais e Onomástica: abordagens antropológicas e etnológicas;

•        Antroponímia e Psicologia: denominadores e denominados.

 

 

DATA LIMITE PARA O ENVIO DE ARTIGOS: 30/06/2020.

 

Atenção: Os textos deverão ser originais e estar escritos em português e em inglês na versão final - a língua do artigo original, na primeira submissão, deve ser o inglês. É obrigatória a revisão do texto em língua inglesa por um proofreader habilitado. A proposta de um número bilíngue possui como objetivo tanto perseguir uma melhor qualificação no Sistema Qualis quanto possibilitar o acesso aos estudos onomásticos brasileiros no mundo não falante de LP. O número contará com a colaboração de pareceristas ad hoc de universidades estrangeiras.

As instruções para os autores estão disponíveis em:

http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/about/submissions.

Submissões serão feitas em:

http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/about/submissions.

 

Atenciosamente,

Profa. Dra. Patricia Carvalhinhos (Universidade de São Paulo -USP)

Prof. Dr. Cezar Alexandre Neri Santos (Universidade Federal de Alagoas - UFAL)

(Organizadores)