Uma abordagem discursiva do gênero anúncio publicitário no ensino de Língua Portuguesa

  • Conceição Maria Alves de Araújo Guisardi BOLSISTA CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERL
  • Maria Aparecida Resende Ottoni
Palavras-chave: Ensino, Gêneros do Discurso, Gramática do Design Visual

Resumo

Vários estudos têm revelado a importância de se investir em uma abordagem discursiva de diferentes gêneros nas aulas de Língua Portuguesa da educação básica. Contudo, há ainda uma carência de proposições que levem em conta os vários modos semióticos que constituem esses gêneros e que possibilitem uma análise sistematizada desses modos em conjunto. Nessa perspectiva, apresentamos, neste artigo, uma proposta de ensino do gênero do discurso anúncio publicitário e um relato de sua aplicação, em uma turma de oitavo ano, do ensino fundamental, de uma escola localizada na área rural do Distrito Federal. Tal proposta foi construída com base em pressupostos da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN (2006[1996]) e na abordagem bakhtiniana de gêneros do discurso (BAKHTIN, 2003 [1979]). Acreditamos que foi possível fazer com que o aluno percebesse que a relação entre texto e contexto é fundamental para que ele consiga ler, interpretar e produzir. Por assim ser, é imperioso destacar a necessidade de uma tessitura do saber novo com os saberes já construídos, garantindo uma prática docente ressignificativa e dinâmica, abandonando a abordagem de uma língua estática e promovendo uma concepção de língua em uma visão interativa, dependente do contexto de produção e das intenções comunicativas, contribuindo, assim, para o ensino de língua portuguesa nas salas de aula da educação básica.

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Biografia do Autor

Conceição Maria Alves de Araújo Guisardi, BOLSISTA CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERL
Doutoranda em Estudos Linguísticos (UFU), mestre em Letras (UFU), especialista em Terapia de família (UCAM), graduada em Letras (UEG), graduada em pedagogia (IESGO). Professora efetiva da Secretaria de Educação do DF (SEDF).

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Publicado
2019-02-03
Como Citar
ALVES DE ARAÚJO GUISARDI, C. M.; OTTONI, M. A. R. Uma abordagem discursiva do gênero anúncio publicitário no ensino de Língua Portuguesa. Domínios de Lingu@gem, v. 13, n. 1, p. 175-210, 3 fev. 2019.