A competência oral

uma abordagem por tarefas

Autores

  • Sara Gonçalves Santos Universidade de Macau

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL34-v12n2a2018-11

Palavras-chave:

Tarefa, Produção oral, Aprendizagem, Língua estrangeira

Resumo

Neste artigo, são apresentados exemplos de tarefas pedagógicas para o desenvolvimento das capacidades da oralidade do público chinês aprendiz de português língua estrangeira (PLE). Seguindo uma perspectiva holística e analítica (ELLIS, 2003; LONG, 2007, 2015; SAMUDA; BYGATE, 2008), a proposta pedagógica descrita baseia-se nos princípios metodológicos de uma abordagem por tarefas, definidos por Doughty e Long (2003) e Long (2009, 2015), e nos princípios subjacentes à aquisição de uma língua estrangeira num contexto de instrução, estabelecidos por Ellis (2005) e Ellis e Shintani (2014). Nessa abordagem, está subjacente a utilização de documentos áudio e audiovisuais autênticos, por fornecerem um input rico e significativo da língua alvo. Ao nível da produção, são integradas tarefas que privilegiam a interação e a negociação de sentido (LONG, 1983, 1985) para uma aprendizagem colaborativa (SWAIN, 2000, 2005; SWAIN; SUZUKI 2008). Espera-se que as tarefas apresentadas promovam a automatização e também o estabelecimento de novas relações entre forma/ significado, permitindo o desenvolvimento da proficiência linguística e da competência intercultural do aprendiz.

Downloads

Referências

DOUGHTY, C. Cognitive underpinnings of focus on form. In ROBINSON, P. Cognition and Second Language Instruction. UK: Cambridge University Press, 2001, p. 206-257. https://doi.org/10.1017/CBO9781139524780.010

DOUGHTY, C.; LONG, J. Optimal psycholinguistic environments for distance foreign language learning. In: Forum of International Development Studies, n. 23, p. 35-58, março 2003.

DOUGHTY, C.; WILLIAMS, J. Focus on Form in Classroom Second Language Acquisition. UK: Cambridge University Press, 1998.

ELLIS, R. Task-Based Language Teaching and Learning. Oxford: Oxford University Press, 2003.

ELLIS, R. Principles of instructed language learning. System, Elsivier, vol. 33, p. 209-224, 2005.

ELLIS, R.; SHINTANI, N. Exploring Language Pedagogy through Second Language Acquisition Research. New York: Routledge, 2014.

GASS, S. M.; SELINKER, L. Second Language Acquisition: An Introductory Course (Third Edition). New York: Routledge, 2008.

LONG, M. Second Language Acquisition and Task-Based Language Teaching. UK: Willey Blackwell, 2015.

LONG, M. H. Native/non-native speaker conversation and the negotiation of comprehensible input. In Applied Linguistics, vol. 4, N°2, p. 126-141, 1983. https://doi.org/10.1093/applin/4.2.126

LONG, M. H. Input and second language acquisition theory. In: GASS, S. M.; MADDEN, C. G. Input in second language acquisition. Rowley, MA: Newbury House, 1985, p. 377-393.

LONG, M. H. Focus on Form: A Design Feature in Language Teaching Methodology. In: DE BOT, K.; GINSBERG, R.; KRAMSCH, C. Foreign Language Research in Cross-Cultural Perspective. Amsterdam: John Benjamins, 1991, p. 39-52. https://doi.org/10.1075/sibil.2.07lon

LONG, M. H. Problems in SLA. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates Publishers, 2007.

LONG, M. H. Methodological Principles for Language Teaching. In LONG, M. H.; DOUGHTY, C. J. The Handbook of Language Teaching. UK: Wiley-Blackwell, 2009, p. 373-394. https://doi.org/10.1002/9781444315783.ch21

LONG, M.; ROBINSON, P. Focus on form: Theory, research, and practice. In: DOUGHTY, C.; WILLIAMS, J. Focus on Form in Classroom Second Language Acquisition. UK: Cambridge University Press, 1998, p. 15-41.

MACKEY, A. Input, Interaction and Corrective Feedback in L2 Learning. Oxford: Oxford University Press, 2012.

MARQUES DIAS, H. B. S. M. R. Português Europeu Língua Não Materna À Distância: (Per)Cursos de Iniciação Baseados em Tarefas. 2008. 398 f. Dissertação de Doutoramento. Universidade Aberta, Lisboa, 2008.

SAMUDA, V.; BYGATE, M. Tasks in Second Language Learning. UK: Palgrave Macmillan, 2008. https://doi.org/10.1057/9780230596429

SANTOS, S. Perfil do Aprendente Universitário de Português Língua Estrangeira em Macau. In: GROSSO, M. J.; GODINHO, A. P. C. O Português na China. Lisboa: LIDEL, 2014, p. 155-192.

SANTOS, S. Falar pelos Cotovelos. Lisboa: LIDEL, 2015.

SCHMIDT, R. The Role of Consciousness in Second Language Learning. In Applied Linguistics, Oxford, vol. 11, n. 2, p. 129-158, 1990.

SCHMIDT, R. Attention. In: ROBINSON, P. Cognition and Second Language Instruction. UK: Cambridge University Press, 2001, p. 3-32. https://doi.org/10.1017/CBO9781139524780.003

SCHMIDT, R. Attention, Awareness and Individual Differences in Language Learning. In CHAN, W. M.; CHI, S.; CIN, K. N.; ISTANTO, J.; NAGAMI, M.; SEW, J. W.; SUTHIWAN, T.; WALKER, I. Proceedings of CLaSIC 2010, Singapore: National University of Singapore, Centre for Language Studies, 2010, p. 721-737.

SWAIN, M. Communicative Competence: Some Roles of Comprehensible Input and Comprehensible Output in Its Development. In GASS, S. M.; MADDEN, C. G. Input in Second Language Acquisition. Rowley, MA: Newbury House, 1985, p. 235-253.

SWAIN, M. The Output Hypothesis: Mediating acquisition through collaborative dialogue. In LANTOLF, J. P. Sociocultural Theory and Second Language Learning. UK: Oxford University Press, 2000, p. 97-114.

SWAIN, M. The Output Hypothesis: Theory and Research. In: HINKEL, E. Handbook of Research in Second Language Teaching and Learning. Volume I. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates Publishers, 2005, p. 471-483.

SWAIN, M.; LAPKIN, S. Problems in Output and the Cognitive Processes They Generate: A Step Towards Second Language Learning. Applied Linguistics, Oxford, vol. 16, n. 3, p. 371-391, 1995. https://doi.org/10.1093/applin/16.3.371

SWAIN, M.; SUSUKI, W. (2008). Interaction, Output, and Communicative Language Learning. In SPOLSKY, B.; HULT, F. M. The Handbook of Educational Linguistics. UK: Wiley-Blackwell, 2008, p. 557-570. https://doi.org/10.1002/9780470694138.ch39

VAN DEN BRANDEN, K. Task-Based Language Education: from theory to practice. Cambridge: Cambridge University Press, 2006. https://doi.org/10.1017/CBO9780511667282

VAN DEN BRANDEN, K.; BYGATE, M.; NORRIS, J. M. Task-Based Language Teaching: A reader. Amsterdam: John Benjamins, 2009. https://doi.org/10.1075/tblt.1

Downloads

Publicado

29.06.2018

Como Citar

SANTOS, Sara Gonçalves. A competência oral: uma abordagem por tarefas. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 1000–1020, 2018. DOI: 10.14393/DL34-v12n2a2018-11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/40359. Acesso em: 19 maio. 2025.