Competência Tradutória: o desenvolvimento da subcompetência sobre conhecimentos em tradução

  • Tania Liparini Universidade Federal da Paraíba
  • Luciane Leipnitz
Palavras-chave: Abordagens Cognitivas da Tradução, Formação de Tradutores, Estudo longitudinal

Resumo

Este artigo apresenta um recorte do projeto Competência Tradutória e Formação de Tradutores: o desenvolvimento das subcompetências específicas do tradutor (CNPq 485158/2013-2), cujo objetivo é investigar o desenvolvimento da competência tradutória em um grupo de tradutores em formação, a partir de um estudo longitudinal de abordagem processual. Serão discutidos aqui os resultados - obtidos na primeira e segunda etapa do projeto - relativos ao desenvolvimento da subcompetência sobre conhecimentos em tradução. Para a coleta e análise dos dados sobre conhecimentos em tradução, seguimos a metodologia de PACTE (2008). Esses dados foram cruzados com a avaliação da qualidade das traduções, realizada com base nos critérios de PACTE (2011b) e na ferramenta de avaliação Translation Quality Assessment Tool (Colina, 2008). Os resultados obtidos até o momento apontam para o progresso no desenvolvimento da subcompetência sobre conhecimentos em tradução dos sujeitos, no período compreendido entre a primeira e a segunda etapa da coleta de dados. A pesquisa se encontra em andamento; espera-se, ao final do projeto, além de confirmar os resultados obtidos até o momento, contribuir para ampliar os conhecimentos sobre aquisição da competência tradutória e fomentar reflexões que levem a melhorias no ensino de tradução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tania Liparini, Universidade Federal da Paraíba
Professora do Departamento de Mediações Interculturais da Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Linguística Aplicada pela UFMG. Atuação na área de Estudos da Tradução e Formação de Tradutores.
Publicado
2017-12-21
Como Citar
Liparini, T., & Leipnitz, L. (2017). Competência Tradutória: o desenvolvimento da subcompetência sobre conhecimentos em tradução. Domínios De Lingu@gem, 11(5), 1727-1745. https://doi.org/10.14393/DL32-v11n5a2017-18