Práticas transidiomáticas e ideologias linguísticas no rap guarani-kaiowá - Brô Mc's: a mistura guarani-português como estratégia de negociação social e de luta política

Palavras-chave: Guarani-kaiowá, Práticas transidiomáticas, Ideologias lingüísticas, Performance

Resumo

Resumo: Neste artigo, propõe-se uma discussão acerca das práticas linguísticas hibridizadas presentes no rap do Brô MC's, grupo composto por jovens indígenas da etnia guarani-kaiowá/MS. A partir de uma perspectiva de língua enquanto prática local e enquanto estratégia de negociação social, busca-se depreender os sentidos e as ideologias lingüísticas que são indexicalizados na mistura das línguas guarani e português. A análise dos discursos produzidos pelos jovens kaiowá revelaram uma reflexividade metapragmática na qual tanto os recursos linguísticos como os demais recursos culturais, dentre eles o estilo musical do rap, são reapropriados pelos atores sociais e ressignificados conforme suas ideologias linguísticas e seus propósitos de denúncia social. Tais estratégias negociativas indicaram que o grupo compartilha não somente de uma valorização da língua e da cultura kaiowá, indicadas por performances identitárias, como de uma visão dinâmica e reterritorializada das categorias de língua, cultura e identidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Izabelle Silva, Universidade Federal de Santa Catarina
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Goiás e mestrado na área de Linguística pela mesma universidade. Tem experiência em pesquisa na área de Linguística, com ênfase nas subáreas de Sociolinguística, Línguas em contato e Análise e Descrição de línguas indígenas do ramo Jê, tronco Macro-Jê. Durante a graduação, desenvolveu, por dois anos, pesquisa de descrição e análise da gramática da língua Apinajé (Jê setentrional) e, no mestrado, desenvolveu pesquisa na área da sociolinguística e do contato de línguas, junto ao povo Xerente-Akwén (Jê meridional). Atuou como professora substituta de Língua Portuguesa no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, da UFG. Atualmente, desenvolve pesquisa de doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina, na subárea de Políticas Linguísticas, com ênfase na temática dos Direitos Linguísticos.
Publicado
2016-11-28
Como Citar
SILVA, J. I. Práticas transidiomáticas e ideologias linguísticas no rap guarani-kaiowá - Brô Mc’s: a mistura guarani-português como estratégia de negociação social e de luta política. Domínios de Lingu@gem, v. 10, n. 4, p. 1424-1448, 28 nov. 2016.