Interações plurilíngues e a língua ucraniana nas aulas de uma escola pública no Sul do Brasil: "Deus o livre, Як ви сі повбирали"

  • Jakeline A. Semechechem Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Neiva Maria Jung Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Palavras-chave: Interações plurilíngues, Língua ucraniana, Prudentópolis

Resumo

Neste artigo, apresentamos um panorama das interações plurilíngues que envolvem o uso da língua ucraniana nas aulas de uma turma de Ensino Médio de uma escola pública em uma comunidade rural no município de Prudentópolis, Sul do Brasil. Os pressupostos teóricos que nos orientam estão baseados em conceitos como de repertórios linguísticos, práticas linguísticas e de translinguagem. Os dados apresentados fazem parte de uma etnografia linguística e mostram que as interações plurilíngues nas aulas dessa turma ocorrem predominantemente entre os alunos em conversas sobre assuntos alheios aos conteúdos das aulas, em participações adjetivadas como exuberantes, e também, embora em menor proporção, para a construção de conhecimento sobre a pauta da aula, quando alguns participantes alunos e professores realizam práticas de translinguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2016-11-28
Como Citar
SEMECHECHEM, J. A.; JUNG, N. M. Interações plurilíngues e a língua ucraniana nas aulas de uma escola pública no Sul do Brasil: "Deus o livre, Як ви сі повбирали". Domínios de Lingu@gem, v. 10, n. 4, p. 1539-1560, 28 nov. 2016.