Estereótipos como sedimentadores de ideias de hegemonia em parcerias de teletandem institucional semi-integrado

  • Gabriela Rossatto Franco Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-IBILCE)
  • Laura Rampazzo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-IBILCE)
Palavras-chave: Teletandem, contato intercultural, estereótipos.

Resumo

O presente estudo concentra-se no contexto virtual de ensino-aprendizagem de línguas denominado teletandem (TELLES, 2006, 2011), o qual é caracterizado pela parceria colaborativa entre falantes de diferentes idiomas, que trabalham para aprender a língua um do outro ou a língua em que o outro é proficiente. Por meio da observação e posterior transcrição de quatorze sessões de interação oriundas de duas parcerias de teletandem, e da discussão teórica das transcrições, esta pesquisa se propôs a analisar os estereótipos (LAKOFF, 1987; FANT, 2012) presentes no discurso dos interagentes em situação de contato intercultural (KRAMSCH; URYU, 2014), como possíveis sedimentadores de ideias de hegemonia e supremacia de grupos considerados detentores de maior poder econômico. Tendo em vista que estereótipos podem ser vistos como reforçadores de relações de superioridade ou inferioridade, acreditamos que este trabalho apresenta implicações para uma atitude reflexiva dos participantes acerca de seus discursos e para formação de mediadores, na medida em que estes auxiliam os interagentes com relação a suas parcerias. 

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Biografia do Autor

Gabriela Rossatto Franco, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-IBILCE)
Licenciada em Letras com Habilitação em Português/Inglês pela UNESP-FCL de Assis. Aluna de mestrado pelo programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) - IBILCE/UNESP. Pesquisa voltada ao ensino-aprendizagem de línguas.
Laura Rampazzo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-IBILCE)
Licenciada em Letras com Habilitação em Português/Inglês pela UNESP-FCL de Assis. Aluna de mestrado pelo programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) - IBILCE/UNESP. Pesquisa voltada ao ensino-aprendizagem de línguas.
Publicado
2016-11-28
Como Citar
FRANCO, G. R.; RAMPAZZO, L. Estereótipos como sedimentadores de ideias de hegemonia em parcerias de teletandem institucional semi-integrado. Domínios de Lingu@gem, v. 10, n. 4, p. 1302-1325, 28 nov. 2016.