O conceito de letramento multimodal crítico na escola: o que dizem os professores de inglês

Palavras-chave: recursos semióticos visuais, letramento multimodal crítico, professores de inglês.

Resumo

Para uma participação bem-sucedida em sociedade, precisamos de conhecimentos de letramento multimodal crítico (LMC), ou seja, conhecimentos sobre a combinação crítica e reflexiva de diferentes recursos semióticos, dentre os quais destacamos os visuais, em diversos gêneros discursivos. A escola tem papel fundamental no desenvolvimento dos conhecimentos de LMC nos estudantes, para tanto, o objetivo deste trabalho é verificar como professores de inglês recontextualizam esses conhecimentos na escola. Neste estudo, tomamos como base teórica e metodológica a Análise Crítica de Gênero (MOTTA-ROTH, 2008a), e como corpus respostas a entrevistas de professores inglês de escolas públicas de XXX, Brasil. A análise das respostas às entrevistas revela que a necessidade de conhecer e de mobilizar os recursos semióticos ao agir socialmente, assim como a necessidade de promover conhecimentos de LMC na escola, são reconhecidas pelos professores. Porém, o elemento crítico do conceito parece ser deixado de lado, o que indica a necessidade de refletirmos sobre nosso papel como professores de inglês, no sentido de  possibilitar aos estudantes conhecimentos para a combinação de diversos recursos semióticos em diferentes gêneros e contextos de maneira crítica e reflexiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Aline Kummer, Universidade Federal de Santa Maria
Aluna do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria
Publicado
2016-08-26
Como Citar
KUMMER, D. A. O conceito de letramento multimodal crítico na escola: o que dizem os professores de inglês. Domínios de Lingu@gem, v. 10, n. 3, p. 996-1018, 26 ago. 2016.