Relações e reflexões entre a competência linguística de Noam Chomsky e a competência discursiva de Dominique Maingueneau

  • Manuel Veronez Instituto de Letras e Linguística - Universidade Federal de Uberlândia.
Palavras-chave: Análise do Discurso (França), Gerativismo (EUA), Competências

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de fazer uma relação reflexiva entre as noções de competência linguística de Noam Chomsky (1978) e as noções de competência discursiva de Dominique Maingueneau (2008), apresentando pontos de convergência e de divergência entre as duas noções, capazes de confirmar a pertinência e importância teórica de se tentar dialogar duas teorias bastante antagônicas entre si, em princípio: o Gerativismo e a Análise do Discurso de linha francesa. Num primeiro momento, será explicitado o conceito de competência linguística para Chomsky (1978), após, em um segundo momento, será explicitado o conceito de competência discursiva para Maingueneau (2008) e ao final, numa terceira etapa, será apresentada uma relação e uma reflexão entre esses dois conceitos de competência e suas respectivas teorias de base, verificando se essas duas noções e teorias são ou não excludentes entre si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuel Veronez, Instituto de Letras e Linguística - Universidade Federal de Uberlândia.

Doutorando em Estudos Linguísticos (bolsista CAPES), Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Referências

CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. Dicionário de Análise do Discurso. Coord. da tradução Fabiana Komesu. São Paulo: Contexto, 2004.

CHOMSKY, N. Aspectos da teoria da sintaxe. Armênio Amado Ed., Coimbra, 1978.

FOUCAULT, M. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1986.

HUMBOLDT, W. Von. Uber die Verschiedenheit des Menschlichen Sprachbaues. Berlin, 1836.

MAINGUENEAU, D. Gênese dos discursos. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

Publicado
2016-08-26
Como Citar
VERONEZ, M. Relações e reflexões entre a competência linguística de Noam Chomsky e a competência discursiva de Dominique Maingueneau. Domínios de Lingu@gem, v. 10, n. 3, p. 1133-1145, 26 ago. 2016.