Corpo e voz como mediadores na apropriação da oralidade em língua estrangeira

  • Eduardo Dias da Silva Professor Mestre na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e membro do Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagem da Universidade de Brasília (GECAL/UnB) http://orcid.org/0000-0003-2555-6657
  • Maria da Glória Magalhães dos Reis Professora Doutora do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) e do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (Pós-LIT/UnB).
Palavras-chave: Corpo e voz, Apropriação da oralidade, Língua estrangeira

Resumo

este artigo que apresenta um recorte de uma metapesquisa qualitativa de modalidade documental, situado no campo da Linguística Aplicada (LA), tem como objetivo analisar e encorajar as práxis do uso do corpo e da voz como mediadores da apropriação da oralidade de língua estrangeira (LE) em ambientes de ensino-aprendizagem e propiciar mais um referencial teórico multiplicador do fazer para os professores de línguas. Os professores pesquisados neste estudo são Massaro (2001; 2007; 2008), da USP, e Reis (2008; 2011; 2012), da UnB. Apresenta-se o corpo nos debates sobre interação e aprendizagem de LE, outra pretensão é a de inserir nas reflexões aqui expostas o papel da voz, de acordo com Meschonnic (2006; 2010) e Bajard (2002; 2005) que são alvos de análises para melhor entendimento sobre o processo de apropriação da oralidade ou práticas orais no ensino-aprendizagem em LE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Dias da Silva, Professor Mestre na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e membro do Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagem da Universidade de Brasília (GECAL/UnB)
Mestre em Linguística Aplicada pelo Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução - LET da Universidade de Brasília - UnB (2014), Especialista em Metodologia no Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2013), licenciado em Letras - Língua Francesa e respectiva literatura pela Universidade de Brasília - UnB (2006). Integrante do Núcleo e do Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagem (NECAL/GECAL/UnB), membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e da Associação de Professores de Francês do Distrito Federal (APFDF). Professor de Educação Básica na Secretária de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF (2014), ministrando aulas de francês língua estrangeira (FLE) no Centro Interescolar de Línguas de Sobradinho - CILSob/DF (2014-2015). Atualmente, estou diretor do Centro Interescolar de línguas do Paranoá (CIL-Paranoá) pela mesma Secretaria. Tendo a Didática de Línguas, os estudos sobre Oralidade em LE, os estudos sobre Gêneros Discursivos, os (Multi)Letramentos em ambientes de ensino-aprendizagem, bem como a Formação de Professores como norteadoras das minhas atividades e interesses de pesquisa e ensino em uma perspectiva transdisciplinar em Linguística, Linguística Aplicada (Crítica), Literatura, Educação e ciências afins.
Maria da Glória Magalhães dos Reis, Professora Doutora do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) e do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (Pós-LIT/UnB).
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982), mestrado em Letras (Estudos linguísticos, literários e tradutológicos em francês) pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Letras (Estudos linguísticos, literários e tradutológicos) pela Universidade de São Paulo (2008). Foi leitora de português na Université de Franche-Comté ministrando também aulas de francês para estrangeiros e de teatro brasileiro para o curso de Artes do Espetáculo (Arts du spectacle). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET), da UnB - Universidade de Brasília, atuando na área de formação de professores de línguas e literaturas e teatro. Realiza pesquisas dentro de uma proposta transdisciplinar unindo literatura, educação e teatro. Orienta mestrado e doutorado no Pós-Lit - Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília.
Publicado
2016-08-26
Como Citar
SILVA, E. D. DA; REIS, M. DA G. M. DOS. Corpo e voz como mediadores na apropriação da oralidade em língua estrangeira. Domínios de Lingu@gem, v. 10, n. 3, p. 977-995, 26 ago. 2016.