Los usos del pretérito perfeto compuesto en español: una perspectiva sociolingüística y pedagógica

  • Valdecy Oliveira Pontes UFC
  • Leandra Cristina de Oliveira UFSC
  • Denísia Kênia Feliciano Duarte UFC
Palavras-chave: Linguística Aplicada, Sociolinguística Educacional, Língua Espanhola

Resumo

En este trabajo, redimensionamos discusiones teóricas sobre la expresión de pasado en español para el ámbito pedagógico de lengua extranjera. Considerando la complejidad en la enseñanza del pretérito perfecto compuesto castellano a estudiantes brasileños, socializamos el diseño de una propuesta didáctica para el tratamiento de este fenómeno a partir de dos cuentos literarios - textos auténticos que ilustran la lengua en uso y la variación diatópica. Con el objetivo de defender la enseñanza del español bajo la perspectiva de la variación lingüística, promoviendo la valoración y respeto a las diferentes variedades hispano-hablantes, el presente estudio se fundamenta en postulados básicos de la sociolingüística, con especial interés a su contribución para la didáctica de las lenguas.

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Biografia do Autor

Valdecy Oliveira Pontes, UFC
Possui Licenciatura Plena em Letras Português / Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (2006), especialização em Linguística Aplicada pela Faculdade Sete de Setembro (2009), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2009), doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2012) e pós-doutorado em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014).
Leandra Cristina de Oliveira, UFSC
Professora-Adjunto do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando no ensino de Língua Espanhola e Linguística. Professora do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLg/UFSC), das Áreas de concentração "Teoria e análise linguísticas" e "Linguística Aplicada"; Linhas de Pesquisa "Cognição e uso" e "Ensino de línguas materna e estrangeira", com interesse essencialmente na perspectiva da língua estrangeira (português e espanhol). Coordenadora do "Corpus do espanhol escrito com marcas de oralidade" (CEEMO) <http://ceemo.ufsc.br/>. Grupo de pesquisa: Grupo de estudos das línguas portuguesa e espanhola sob uma perspectiva multidisciplinar.
Denísia Kênia Feliciano Duarte, UFC
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciada em Letras-Espanhol e suas Literatura pela UFC. Possui monografia intitulada: El uso de los cuentos para la enseñanza de los pretéritos en Español como Lengua Extranjera: Una propuesta sociolingüística. Atualmente é bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Busca atualizar-se em sua área de estudo, através de participações em eventos acadêmicos e cursos.
Publicado
2016-08-26
Como Citar
PONTES, V. O.; DE OLIVEIRA, L. C.; DUARTE, D. K. F. Los usos del pretérito perfeto compuesto en español: una perspectiva sociolingüística y pedagógica. Domínios de Lingu@gem, v. 10, n. 3, p. 1112-1132, 26 ago. 2016.