"Inglês em rede": crenças e motivação de aprendizes em um curso a distância

  • Cristiane Manzan Perine UFU
Palavras-chave: crenças, motivação, tecnologias digitais, língua inglesa

Resumo

Esta pesquisa foi delineada a fim de investigar as crenças de alunos sobre aprender inglês a distância e sua conexão com a motivação para aprender. O referencial teórico encontra-se edificado sob três eixos temáticos, a saber, crenças, motivação e tecnologias digitais. Participaram deste estudo dez alunos de uma universidade federal, inscritos na disciplina "Inglês Instrumental a Distância I" (IngRede). Os dados foram coletados por meio de um questionário, diários reflexivos, entrevista e acompanhamento dos alunos na plataforma Moodle. Na análise dos dados, fez-se útil a proposta de Gillham (2000) para análise de conteúdo aliada ao programa WordSmith Tools. Por fim, apontamos como a relação entre crenças e motivação em um ambiente virtual de aprendizagem é moldada por especificidades do contexto digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Manzan Perine, UFU
Letras e Linguística
Publicado
2016-08-26
Como Citar
PERINE, C. M. "Inglês em rede": crenças e motivação de aprendizes em um curso a distância. Domínios de Lingu@gem, v. 10, n. 3, p. 1046-1075, 26 ago. 2016.