Relações dialógicas no gênero discursivo projeto cultural

Palavras-chave: linguística aplicada, análise do discurso, gêneros discursivos

Resumo

O presente artigo busca analisar algumas das relações dialógicas que incidem diretamente no gênero discursivo projeto cultural. Observaremos o dialogismo que ocorre entre enunciados na inscrição de projetos nos órgãos de cultura, suas relações com as leis de incentivo à cultura correspondentes, seus respectivos manuais e formulários de inscrição. Em um segundo momento, analisaremos as relações dialógicas com discursos de outras esferas ideológicas de influência recíproca. Utilizaremos os conceitos teóricos do Círculo de Bakhtin para melhor evidenciar nossos argumentos. Buscaremos demonstrar que a esfera político-cultural, bem como seus enunciados, são constituídos pelo dialogismo com os discursos das esferas de influência recíproca. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inti Anny Queiroz, Universidade de Sâo Paulo
Doutoranda e mestra em letras pelo PPG de Filologia e Língua Portuguesa, no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas  na FFLCH - USP (Faculdade de Filosofia, letras e Ciências Humanas da Universidade de Sâo Paulo). Bacharel em Letras - Linguística e Língua portuguesa pelo departamento de Linguística (FFLCH - USP)
Publicado
2016-08-26
Como Citar
QUEIROZ, I. A. Relações dialógicas no gênero discursivo projeto cultural. Domínios de Lingu@gem, v. 10, n. 3, p. 810-833, 26 ago. 2016.