Designing English Teaching Activities Based On Popular Music Lyrics From A Corpus Perspective

  • Maria Claudia Nunes Delfino Pontificia Universidade Catolica - SP Faculdade de Tecnologia de Praia Grande - FatecPG

Resumo

O trabalho teve como objetivo principal utilizar uma abordagem baseada em Linguística de Corpus na produção de atividades didáticas baseadas em letras de música, a fim de estimular a construção do conhecimento do aprendiz de inglês como língua estrangeira. Para tanto utilizamos na análise dois corpora, sendo um denominado corpus de estudo, composto por aproximadamente 150.000 palavras provenientes de 585 letras de música em inglês de artistas britânicos e norte-americanos, e outro, de referência (COCA), que foi comparado ao corpus de estudo a fim de que as características léxico gramaticais mais salientes das letras de música fossem levantadas. A partir dos Itens Lexicais (ILs) encontrados, montou-se um banco de dados com vários tipos de exercícios, para que o professor possua uma variedade de exercícios a serem aplicados em sala de aula. Os referidos exercícios seguiram os seguintes critérios de elaboração: (1) os exercícios devem ser replicáveis, (2) de fácil adaptação e (3) pouco tempo de preparação para o professor, (4) com conteúdo fixo e variável, (5) além de serem divertidos, ou seja, que levem os alunos a se sentirem motivados a realizá-los e aumentassem seu interesse pelo aprendizado da língua com música.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Claudia Nunes Delfino, Pontificia Universidade Catolica - SP Faculdade de Tecnologia de Praia Grande - FatecPG
Mestranda no LAEL - Departamento de Linguistica Aplicada e Estudos da Linguagem, sob orientacao do Prof. Dr. Tony Berber Sardinha e Professora de Ingles dos cursos Analise e Desenvolvimento de Sistemas, Comercio Exterior, Gestao Empresarial (Presencial e Online) e Processos Quimicos
Publicado
2015-12-18
Como Citar
DELFINO, M. C. N. Designing English Teaching Activities Based On Popular Music Lyrics From A Corpus Perspective. Domínios de Lingu@gem, v. 9, n. 2, p. 76-95, 18 dez. 2015.