A relevância da Web como corpus para a identificação de padrões de lexicalização: o caso de "bater+SN" no português brasileiro

  • Milena Uzeda Garrão Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Web como Corpus, Expressões Fixas, V SN, Lexicologia

Resumo

Em 2001 e 2003, com base em corpora jornalísticos, caracterizamos padrões de lexicalização do tipo Bater+SN, uma vez que: i) identificamos um crescente status de transitividade direta do verbo "bater" tanto no Português Brasileiro, quanto no Português Europeu (como é o caso de construções do tipo bater o oponente, onde o verbo ganharia uma semântica de "derrotar"); ii) identificamos uma tipologia sintático-semântica do padrão Bater +SN bastante peculiar, como "Bater um medo", que se distanciava de combinação livre ou de uma coocorrência sintática aleatória (descrita em i); iii) curiosamente, constatamos que esse padrão, que defendemos ser análogo a expressões com verbo-suporte, também se distanciava do fenômeno comumente rotulado como expressão fixa, cristalizada, caracterizado por revelar um alto grau de opacidade semântica (como bater as botas). Também questionamos o nível de previsibilidade da metodologia utilizada para a identificação das expressões fixas, (descritas em iii). Já em 2013, com base na Web como corpus, pudemos notar uma mudança da restrição semântica do padrão descrito em ii. Portanto, nesse estudo longitudinal, caracterizamos o quanto tanto a descrição como a metodologia de identificação de padrões lexicais V+SN merecem ser revistas com base no poder empírico da Web como corpus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena Uzeda Garrão, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Professor Adjunto III (Linguística) do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ. Graduada em Letras (em Tradução português/inglês) pela PUC-Rio, Mestre e Doutora em Letras (na área de Linguística) pela mesma instituição. Interesse nos domínios de linguística computacional, linguística de corpus, teorias semânticas e tradução. Pós-Doutorado no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL).
Publicado
2015-12-18
Como Citar
GARRÃO, M. U. A relevância da Web como corpus para a identificação de padrões de lexicalização: o caso de "bater+SN" no português brasileiro. Domínios de Lingu@gem, v. 9, n. 2, p. 27-39, 18 dez. 2015.