Discurso docente sobre conceitos no ensino de língua portuguesa como língua materna e a consciência linguística crítica

  • Guilherme Veiga Rios Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/Inep Universidade de Brasília/UnB
Palavras-chave: discurso, letramento, identidade, ensino de língua portuguesa como língua materna

Resumo

Este artigo apresenta uma análise das representações discursivas de docentes de língua portuguesa, participantes de um curso de extensão universitária para professores(as) da Educação Básica no Distrito Federal, sobre conceitos da área de linguagens, sobre a língua portuguesa como língua materna e seu ensino. Cotejamos essas representações com a abordagem crítico-discursiva do letramento que introduzimos no curso (BARTON e HAMILTON, 1998, 2000; FAIRCLOUGH, 1992b/2001; CHOULIARAKI e FAIRCLOUGH, 1999). Tratamos também da representação discursiva identitária que as professoras fazem de seu trabalho como docente. Os dados consistem de respostas a um questionário administrado no início do curso com questões sobre os itens referidos acima. Procedemos a uma análise linguístico-textual-discursiva dessas respostas, com base na abordagem explorada no curso de extensão. Os resultados revelam uma continuidade com conceitos da escola saussuriana, além de concepções autônomas sobre o letramento, os quais constituem uma parte significativa da construção identitária docente.


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Biografia do Autor

Guilherme Veiga Rios, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/Inep Universidade de Brasília/UnB
Guilherme Veiga Rios é Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e
Pesquisador-colaborador Pleno do Núcleo de Estudos de Linguagem e
Sociedade e Docente-colaborador do Programa de Pós-graduação em
Linguística, ambos da Universidade de Brasília. Doutor em Linguística
pela Universidade de Lancaster (2003), Reino Unido, participa dos
seguintes grupos de pesquisa cadastrados no Diretório do CNPq:
Ensino-Pesquisa-Extensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos e
Histórico-Culturais (UnB); Estudos em Análise de Discurso Crítica e
Linguística Sistêmico-Funcional (UFU). Tem atuado principalmente nos
seguintes temas: letramento, análise de discurso crítica,
alfabetização de jovens e adultos, ensino de língua portuguesa e
gênero discursivo, e formação continuada de professores de língua
portuguesa e linguagens. Entre suas publicações, destacam-se artigos
em periódicos e capítulos de livros nacionais e internacionais sobre
alfabetização e letramento de adultos, letramento e discurso e
discursos do letramento em contextos comunitários.
Publicado
2015-12-30
Como Citar
RIOS, G. V. Discurso docente sobre conceitos no ensino de língua portuguesa como língua materna e a consciência linguística crítica. Domínios de Lingu@gem, v. 9, n. 4, p. 152-170, 30 dez. 2015.