A produção escrita do gênero e-mail nos livros didáticos de língua inglesa

  • Sílvia Mônica Moura Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI
Palavras-chave: E-mail, Livro didático, Inglês, Gênero, Influências.

Resumo

Resumo: As interações sociais vêm proporcionando novas formas de comunicação impulsionadas pelas novas tecnologias. Gêneros como o e-mail tem nos proporcionados variações criativas na língua, sobretudo em sua escrita (CRYSTAL, 2006). Considerando o livro didático (LD) como um gênero do discurso, e refletindo sobre essa conjuntura digital que incidem em nossas interações, objetivamos nesse trabalho analisar as atividades de escrita de e-mails em duas coleções didáticas de inglês para o ensino médio, no intuito de verificar nesses gêneros evidências sobre a relação de seus elementos regularizadores como propósitos, estilos, temas, papeis sociais, estrutura composicional e evento deflagrador, ou seja, propõe-se, em linhas gerais, verificar o comportamento do gênero e-mail nas atividades propostas pelos livros, refletindo sobre suas influências. Para dar sustentação a essa pesquisa, fundamentamo-nos nas leituras de Bakhtin (1997[1979]), Miller (2012[1984]), Swales (2004), Bazerman(2009), Devitt (2004), Bunzen (2008), dentre outros. Os resultados das analises evidenciaram que as atividades de escrita do e-mail são influenciadas pelos propósitos comunicativos do livro didático, os quais se regularizam em aspectos linguísticos e temáticos, refletindo sobremaneira nos demais elementos como estilos, papeis sociais, estrutura composicional e outros, dessa maneira, pouco espelhando a natureza sociorretórica do e-mail na vida social.

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Biografia do Autor

Sílvia Mônica Moura Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

Estudante do Mestrado Acadêmico em Letras - UFPI

Especialista em Tecnologias Digitais e Novas Educações - IFPI

Publicado
2015-07-15
Como Citar
LIMA, S. M. M. A produção escrita do gênero e-mail nos livros didáticos de língua inglesa. Domínios de Lingu@gem, v. 9, n. 1, p. 49-74, 15 jul. 2015.