Migração, linguagem, subjetividade e o complexo processo de aprendizagem de línguas representados em Espanglês

  • Fábio Marques de Souza Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Palavras-chave: Aquisição/Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, Cinema, Spanglês.

Resumo

Neste estudo, focalizamos o complexo processo de migração em nossa contemporaneidade e as consequentes questões de linguagem, subjetividade e o processo de aquisição/aprendizagem de línguas envolvidos. Nosso trajeto se inicia com reflexões a respeito das contribuições da sétima arte para a compreensão e potencialização do processo de ensino-aprendizagem, aborda brevemente as principais teorias e modelos de aquisição/aprendizagem de línguas que vão da perspectiva linguística à sociocultural e termina focado na análise do filme Espanglês (BROOKS, L. James. [Dir.] Spanglish. DVD, EUA: 2004) que leva à tela de projeção Flor, uma mexicana, que junto com sua filha de 12 anos parte para os Estados Unidos em busca de trabalho. Esta obra cinematográfica enfatiza as dificuldades que as pessoas têm de se comunicar e dá destaque às situações de línguas em contato, bem como à relação entre língua, identidade e à aquisição/aprendizagem de uma língua outra em contexto de imersão, tendo a necessidade de sobrevivência naquela nova comunidade linguística como principal elemento motivador e nos permite, a partir principalmente de Revuz (1998), uma contínua reflexão a respeito da língua e seu papel na formação da identidade e bem como aprender uma língua sempre implica, em parte, tornar-se outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Marques de Souza, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Professor efetivo do curso de Letras-Espanhol da UEPB/Campus VI desde 2011. Coordenador local do curso de Pedagogia (UEPB/CAPES/PARFOR), coordenador adjunto da especialização em Letras: Estudos Linguísticos e Literários e colaborador do PIBID-Espanhol. Mestre e Doutor em Educação, tendo como foco de investigação o processo de ensino-aprendizagem de Espanhol-Língua Estrangeira e a formação de professores para este idioma, obtidos, respectivamente, pela UNESP/Marília (2009) e pela Faculdade de Educação da USP (2014). Licenciado em Letras (UNESP/Assis - 2006) e em Pedagogia (UNINOVE - 2014). Tem experiência na educação básica e no ensino superior, tanto no âmbito público quanto privado, e na autoria de livros didáticos de Espanhol-Língua Estrangeira. Atua em educação e estudos da linguagem.
Publicado
2014-09-17
Como Citar
DE SOUZA, F. M. Migração, linguagem, subjetividade e o complexo processo de aprendizagem de línguas representados em Espanglês. Domínios de Lingu@gem, v. 8, n. 3, p. 149-165, 17 set. 2014.