Contradições e Hierarquias nas Ideologias Linguísticas do Conselho Nacional de Imigração

  • Joana Plaza Pinto Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO.
Palavras-chave: Ideologias linguísticas, Imigração, Diferença, Diferenciação, Nacionalidade.

Resumo

Neste artigo, analiso o impacto das mudanças dos fluxos migratórios para o Brasil nas configurações das ideologias linguísticas circulantes nas decisões debatidas e registradas em atas do Conselho Nacional de Imigração (CNIg) e discuto as consequências dessas novas configurações para as hierarquias identitárias nacionais. A análise fundamenta-se nos estudos contemporâneos sobre ideologias linguísticas e processos de diferenciação linguística. A pergunta principal é: como as ideologias linguísticas intersectam com categorias de diferença nas discussões e encaminhamentos consequentes sobre migrações num espaço institucional de representação do Estado brasileiro? Para responder a essa pergunta, a análise está organizada em dois conjuntos: as concepções sobre língua(s) e as regulações de recursos linguísticos. Os resultados mostram que, desde 2006, as intersecções entre categorias de identidade e as ideologias linguísticas ficaram mais complexas, contraditórias e hierarquizantes. A circulação de duas ideologias linguísticas contraditórias - o monolinguismo brasileiro e o inglês como língua franca - torna perversa a hierarquização de grupos marcados por categorias de diferença nacional na definição de condições de acesso e permanência em território brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Plaza Pinto, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO.
Professora Associada da Universidade Federal de Goiás. Mestrado (1998) e Doutorado (2002) em Linguística na Unicamp sob orientação do Prof. Dr. Kanavillil Rajagopalan. Parte dos estudos de doutorado foi realizado na
Publicado
2014-09-17
Como Citar
PLAZA PINTO, J. Contradições e Hierarquias nas Ideologias Linguísticas do Conselho Nacional de Imigração. Domínios de Lingu@gem, v. 8, n. 3, p. 108-134, 17 set. 2014.