Entre o discurso do "Acampamento Terra Livre" e a (ex)(in)clusão social, o (per)curso identitário dos povos indígenas

  • Vania Maria Lescano Guerra Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Maria Francisca Valiente Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: terra, indígenas, exclusão social, representações

Resumo

O objetivo deste artigo é problematizar o processo de constituição identitária dos indígenas a partir do discurso do "Documento Final do Acampamento Terra Livre 2011 - pelo direito à vida e à mãe Terra". Para tanto, analisamos como são construídas as representações sociais de exclusão que constituem o discurso do documento oficial sobre os indígenas, a partir da perspectiva discursiva e do processo de referenciação linguística, com base na interpretação de regularidades enunciativas que nos possibilitem rastrear, pela materialidade linguística, os efeitos de sentido possíveis, as formações discursivas e os interdiscursos que perpassam o discurso do movimento indígena "Acampamento Terra Livre" (ATL). A fundamentação teórica transdisciplinar proposta neste trabalho, pela articulação entre a Análise do Discurso (PÊCHEUX, 2002; CORACINI, 2011; AUTHIER-REVUZ; 1998, ORLANDI, 2099) e a perspectiva ancorada no método arqueogenealógico (FOUCAULT, 2007), é imprescindível para que possamos problematizar as relações entre a linguagem, o sujeito e as relações de poder em um contexto mais amplo, na medida em que a interpretação se dá na tensão entre estrutura e acontecimento. Vozes discordantes e concordantes perpassam esse discurso, a partir de momentos de identificação que incluem e excluem o sujeito em pauta, num movimento identitário paradoxal e multifacetado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vania Maria Lescano Guerra, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP de Araraquara (SP), com pós-doutorado pelo IEL/UNICAMP. Atua no Programa de Pós-graduação em Letras da UFMS.

Maria Francisca Valiente, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Formada em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/Unidade de Nova Andradina. Atua na área de pesquisa em Análide de Discurso de linha Francesa. Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ Unidade de Três Lagoas.
Publicado
2014-09-17
Como Citar
GUERRA, V. M. L.; VALIENTE, M. F. Entre o discurso do "Acampamento Terra Livre" e a (ex)(in)clusão social, o (per)curso identitário dos povos indígenas. Domínios de Lingu@gem, v. 8, n. 3, p. 86-107, 17 set. 2014.