Considerações sobre o ensino de PLE em contexto de ensino superior

Autores

  • Márcio Issamu Yamamoto Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL15-v8n1a2014-28

Palavras-chave:

Ensino-Aprendizagem de línguas, Português Língua Estrangeira, Novas tecnologias e Léxico, Fonologia.

Resumo

O objetivo deste artigo é compartilhar as experiências vivenciadas no âmbito da Universidade Federal de Uberlândia - UFU - na atividade docente de Português Língua Estrangeira - PLE - entre os anos de 2010 e 2012, tendo como público-alvo discentes provenientes de universidades estrangeiras conveniadas. Serão expostos os dados referentes à estrutura física dos cursos, formação docente, perfil discente, fundamentação teórico-metodológica da prática pedagógica e os resultados obtidos durante a atuação quando da duração do Projeto Português como Língua Estrangeira - Introdução aos Estudos de Língua e Cultura Brasileira. Os aspectos relacionados ao uso de Novas Tecnologias no ensino de PLE, a importância de metaplasmos e do Lexical Approach no ensino de léxico e a teoria de Inteligências Múltiplas serão abordados como princípios utilizados para o embasamento teórico do processo ensino-aprendizagem de língua estrangeira.

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Biografia do Autor

  • Márcio Issamu Yamamoto, Universidade Federal de Uberlândia
    Professor auxiliar da área de Letras Inglês da UFG/ Campus Jataí-Go; discente do PPGEL/UFU.

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Publicado

30.06.2014

Como Citar

YAMAMOTO, Márcio Issamu. Considerações sobre o ensino de PLE em contexto de ensino superior. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 8, n. 1, p. 485–501, 2014. DOI: 10.14393/DL15-v8n1a2014-28. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24858. Acesso em: 17 maio. 2025.