A representação de Semântica em manuais de introdução e dicionários de linguística: uma possível análise da escritura

  • Silvana Schwab Nascimento Universidade Federal de Santa Maria
  • Ana Lúcia Cheloti Prochnow Universidade Federal de Santa Maria
  • Adriana Bonumá Bertoloni Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Linguística, Semântica, Significação

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar como a Semântica é representada em dois dicionários referência em estudos linguísticos, a saber, Dicionário das Ciências da Linguagem (1972), de Ducrot & Todorov, e Dicionário de Linguística (1998), de Dubois et al.; e em dois manuais de introdução à linguística, quais sejam, Introdução à Linguística, organizado por Mussalim & Bentes (2001), e Introdução à Linguística, organizado por Fiorin (2007). Com esta proposta, pretendemos definir o que se apresenta como Semântica em obras que frequentemente são indicadas em programas de Cursos de Graduação em Letras e fomentar no leitor alguns questionamentos que circundam uma área do saber a qual enfoca o significado como umas das questões-chave em suas discussões. Por fim, ao apresentarmos a representação de semântica nas obras mencionadas, pretendemos compreender o lugar dos estudos da significação nas ciências da linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Schwab Nascimento, Universidade Federal de Santa Maria
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2000). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós- Graduação em Letras da UFSM e professora substituta de Língua Latina desta instituição.  Atua como professora da UAB/EAD da Universidade Federal de Santa Maria, professora de Língua Portuguesa na Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA) e na rede pública do estado do RS. Tem experiência na área de Língua Portuguesa, Linguística e Língua Latina.
Ana Lúcia Cheloti Prochnow, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Colégio Militar de Santa Maria

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela UFSM

Adriana Bonumá Bertoloni, Universidade Federal de Santa Maria

MESTRE EM TEORIA E ANÁLISE LINGUÍSTICA (UFRGS)

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela UFSM

 

Publicado
2014-06-30
Como Citar
NASCIMENTO, S. S.; PROCHNOW, A. L. C.; BERTOLONI, A. B. A representação de Semântica em manuais de introdução e dicionários de linguística: uma possível análise da escritura. Domínios de Lingu@gem, v. 8, n. 1, p. 267-278, 30 jun. 2014.