O conceito "Língua de Herança" na perspetiva da Linguística e da Didática de Línguas: considerações pluridisciplinares em torno do perfil linguístico das crianças lusodescendentes na Alemanha

  • Cristina Flores Universidade do Minho
  • Silvia Melo-Pfeifer CIDTFF - Universidade de Aveiro (Portugal) Universität Leipzig (alemanha)
Palavras-chave: Língua de herança, falante de herança, perspetiva pluridisciplinar

Resumo

Este estudo parte da constatação de que a Línguística e a Didática de Línguas, com os seus campos disciplinares própios, se debruçam de forma autónoma sobre o conceito de Língua de Herança, explicando, de forma diferenciada (mas complementar) aspetos alusivos à aquisição, uso e manutenção daquela língua em contextos migratórios. Partindo de um conjunto único de entrevistas a alunos de Português Língua de Herança em contexto extra-curricular alemão, evidenciamos os pontos de contacto e as linhas de fuga de ambas as perspetivas diciplinares, nas suas abordagens ao desenvolvimento de competências linguísticas em contexto migratório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Flores, Universidade do Minho
Cristina Flores é Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Germanísticos e Eslavos da Universidade do Minho. Doutorou-se em Ciências da Linguagem / Linguística Alemã pela Universidade do Minho. As suas princiapais áreas de investigação são o bilinguismo, a aquisição de L2, a linguística alemã e o Português Língua Não Materna.
Silvia Melo-Pfeifer, CIDTFF - Universidade de Aveiro (Portugal) Universität Leipzig (alemanha)

Sílvia Melo-Pfeifer (smelo@ua.pt) é doutorada em Didáctica de Línguas, pela Universidade de Aveiro. Desenvolveu um projecto de pós-doutoramento no LIDILEM (Laboratório de Investigação em Didáctica da Língua Materna e Estrangeira), na Université Stendhal Grenoble 3 (França), e no Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa, da Universidade de Aveiro.

Publicado
2014-09-17
Como Citar
FLORES, C.; MELO-PFEIFER, S. O conceito "Língua de Herança" na perspetiva da Linguística e da Didática de Línguas: considerações pluridisciplinares em torno do perfil linguístico das crianças lusodescendentes na Alemanha. Domínios de Lingu@gem, v. 8, n. 3, p. 16-45, 17 set. 2014.