Entrevista de Emanuela Cresti e Massimo Moneglia

  • Tommaso Raso UFMG
  • Maryualê Malvessi Mittmann
Palavras-chave: Linguística Geral, Língua Falada, Língua Escrita

Resumo

Entrevista foi realizada em duas diferentes conversas via Skype no mês de outubro 2013. As perguntas de partida para a discussão foram cinco, gerando assim cinco núcleos de discussão: a primeira parte da entrevista visa a enfrentar as diferenças de fundo entre a linguagem veiculada pela fala e pela escrita; a segunda tenta investigar o porquê de a tradição linguística ter tido dificuldades em perceber essas diferenças; a terceira se concentra nos méritos e nos limites da tradição lógico-formal na análise da linguagem, com particular atenção ao estudo do conceito de ilocução; a quarta, e última parte da entrevista, concentra-se no diferente papel da sintaxe na fala e na escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tommaso Raso, UFMG
Prof. Titular em Linguística na UFMG. Foi professor associado Teaching Associate na UCLA e professor Associado na Università di Venezia. Coordena o projeto C-ORAL-BRASIL dentro um acordo institucional com a Università di Firenze.
Maryualê Malvessi Mittmann
Doutora em Estudos LinguÍsticos pela UFMG. Atuação na linguística de corpus com pesquisa sobre a língua falada com ênfase na relação entre prosódia e estrutura da informação.
Publicado
2013-12-20
Como Citar
Raso, T., & Mittmann, M. (2013). Entrevista de Emanuela Cresti e Massimo Moneglia. Domínios De Lingu@gem, 7(2), 383-410. Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24320