Uma análise da produção de teses e dissertações sobre Objetos de Aprendizagem na área de Linguística e Letras

  • Adilson Fernandes Gomes Universidade Federal de Santa Maria
  • Alan Ricardo Costa Universidade Federal de Santa Maria
  • Vanessa Ribas Fialho Universidade Federal de Santa Maria
  • Luis Henrique dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Objetos de Aprendizagem, Estado da Arte, Linguística e Letras

Resumo

A proposta do presente trabalho é apresentar e discutir um mapeamento de teses e dissertações da área do conhecimento de Linguística e Letras que tenham como tema Objetos de Aprendizagem (OAs) para o ensino e a aprendizagem de línguas. Com vistas a identificar o estado da arte sobre OAs na área da Linguística Aplicada, foi utilizado na pesquisa, como ferramenta de busca, o Banco de Teses do Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O corpus da pesquisa consiste em um total de 13 publicações referentes à área do conhecimento de Linguística e Letras, sendo 4 teses e 9 dissertações. Após a análise do corpus, conclui-se que a produção acadêmica relativa aos OAs no ensino de línguas ainda é limitada e que o tema carece de mais estudo por parte da comunidade acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilson Fernandes Gomes, Universidade Federal de Santa Maria
Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pela Faculdade Internacional de Curitiba. Graduado em Letras - Português, Espanhol e Respectivas Literaturas pela Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES). Graduando em licenciatura em Letras - Inglês e Literatura Inglesa, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Alan Ricardo Costa, Universidade Federal de Santa Maria
Graduando em licenciatura em Letras - Espanhol e Literatura Espanhola, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Vanessa Ribas Fialho, Universidade Federal de Santa Maria
Doutora em Letras pela Universidade Católica de Pelotas, Professora Adjunta do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Luis Henrique dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria
Graduando em licenciatura em Letras - Espanhol e Literatura Espanhola, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Publicado
2012-12-21
Como Citar
GOMES, A. F.; COSTA, A. R.; FIALHO, V. R.; SANTOS, L. H. DOS. Uma análise da produção de teses e dissertações sobre Objetos de Aprendizagem na área de Linguística e Letras. Domínios de Lingu@gem, v. 6, n. 2, p. 150-169, 21 dez. 2012.