Aquisição da escrita na era virtual: incorporando os jogos digitais online

  • Andréa Lourdes Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: escrita, letramento digital, jogos digitais online

Resumo

O presente trabalho se propõe a analisar como os jogos digitais podem contribuir para a aquisição da escrita. Acreditamos que o uso de jogos digitais online possa tornar o aprender a escrever mais lúdico, divertido e interessante, possibilitando inclusive a inserção das crianças no ambiente das novas tecnologias da comunicação e da informação. A metodologia desse estudo baseou-se na observação de crianças em processo de alfabetização jogando "Brincando com as vogais" de acesso gratuito na internet. A escolha deveu-se ao jogo mobilizar atividades específicas e pertinentes ao processo de conhecimento da escrita e ser bastante rico no uso de imagens, cores, sons e movimentos destinados ao público infantil. O acompanhamento do jogador e a reflexão sobre sua ação tomaram como parâmetros as teorias sobre os letramentos na cibercultura (LÉVY, 1999; SOARES, 2002; COSCARELLI, 2005), a aprendizagem com jogos digitais (GEE, 2004, 2007; PRENSKY, 2006) e a compreensão de como as crianças aprendem a escrever (FERREIRO & TEBEROSKY, 1991). As considerações foram pautadas em como as crianças jogam, o que e de que forma aprenderam com o jogo. Esperamos com essa análise contribuir para que o aprendizado da escrita inclua as possibilidades da era virtual, em especial, os jogos digitais online.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Lourdes Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Sou professora de Língua Portuguesa há 18 anos com experiência docente do ensino fundamental ao superior. Tenho doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999), especialização em Língua Portuguesa pela Fundação Cultural de Belo Horizonte (1996) e especialização em Educação a Distância pelo SENAC/MG (2008). Atualmente estou em Estágio Pós-doutoral na Universidade Federal de Minas Gerais (2011-2013) com pesquisa sobre novas formas de produção de conhecimento para a leitura e para a escrita promovidas pelos jogos digitais online.

Publicado
2012-12-21
Como Citar
RIBEIRO, A. L. Aquisição da escrita na era virtual: incorporando os jogos digitais online. Domínios de Lingu@gem, v. 6, n. 2, p. 111-127, 21 dez. 2012.