Describing the Methodological Procedure of a Translation Studies Investigation based on Corpora

  • Sinara de Oliveira Branco Universidade Federal de Campina Grander
Palavras-chave: Estudos da Tradução, Estudos Baseados em Corpora, Estratégias de Tradução, Tradução e Jornalismo Online

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar os procedimentos metodológicos utilizados para o desenvolvimento de um estudo na área de Estudos da Tradução baseado em um Corpus Linguístico. Primeiramente, serão apresentadas as visões de teóricos que tratam do uso dos Corpora aplicados aos Estudos da Tradução, bem como as Estratégias de Tradução de Chesterman (1997).  O corpus selecionado para a pesquisa é uma compilação de reportagens jornalísticas online dos sites Reuters, BBC, The New York Times on the Web e UOL Jornais sobre conflitos no Oriente Médio, originalmente escritos em inglês e traduzidos para o português brasileiro. Serão observadas, nas reportagens, as estratégias de tradução utilizadas seguindo o quadro de Estratégias de Tradução sugerido por Chesterman (1997) a partir dos critérios sintáticos, semânticos e pragmáticos, com o intuito de refletir sobre as práticas de tradução relacionadas a reportagens online. A metodologia da pesquisa será descrita para que, em seguida, sejam apresentados os procedimentos de análise do corpus. Após a análise, serão feitas considerações sobre o trabalho de tradução de textos jornalísticos online seguidos de comentários sobre a contribuição dos Corpora nos Estudos da Tradução.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sinara de Oliveira Branco, Universidade Federal de Campina Grander
Professora Doutora da Unidade Acadêmica de Letras da UFCG. Membro do Corpo Docente do Programa de Mestrado em Linguagem e Ensino. Pesquisadora com orientações de iniciação científica e mestrado.
Publicado
2012-04-09
Como Citar
BRANCO, S. DE O. Describing the Methodological Procedure of a Translation Studies Investigation based on Corpora. Domínios de Lingu@gem, v. 5, n. 3, p. 95-118, 9 abr. 2012.
Seção
Artigos