Interação pela linguagem escrita na perspectiva da Educação Linguística

  • Waldivia Maria de Jesus PUC/SP
Palavras-chave: Organização textual, uso da linguagem, interação social

Resumo

Este artigo propõe refletir acerca de dados coletados em pesquisa realizada com professores de língua materna, da educação básica, da Rede Pública de Ensino, da cidade de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicado a um grupo selecionado de 60 professores. Os dados dessa pesquisa revelaram que 45 dos 60 professores consultados têm dificuldade para orientar os educandos nas atividades de textualização de informações, na “estrutura esquemática” argumentativa, de maneira interacionalmente satisfatória. As reflexões sobre o tema se ancoram em teorias linguísticas, de base sócio-interacionista, e na ciência da educação. A análise dos dados se realizou de modo simultâneo à indicação de pistas metodológicas, que apontaram para a orientação do ensino da escrita a partir situações-problema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Waldivia Maria de Jesus, PUC/SP

Doutoranda em Letras, Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Publicado
2011-02-03
Como Citar
JESUS, W. M. DE. Interação pela linguagem escrita na perspectiva da Educação Linguística. Domínios de Lingu@gem, v. 4, n. 1, p. 175-192, 3 fev. 2011.