A Polifonia e a Intertextualidade como recursos argumentativos para a construção de posts opinativos no blog "Papo de Amiga"

  • Gislaine Gracia Magnabosco UEM
Palavras-chave: Dialogismo, Internet, Intertextualidade, Polifonia, Responsividade.

Resumo

Tendo como base os pressupostos teóricos de Bakhtin/Volochinov (1992) e partindo da concepção de texto como um “objeto significante, dialógico, único, não reproduzível” (BARROS, 1999), este trabalho buscou analisar como se manifesta o dialogismo nas produções textuais do blog Papo de Amiga da revista Capricho. Pela análise realizada verificou-se que as produções são ali construídas não só visando responder à temática do blog, como também aos outros comentários já realizados. Desta forma, a polifonia de Ducrot (1987) e a intertextualidade (KOCH, 1997) tornam-se elementos fundamentais para a construção dessas produções, principalmente, para a construção da argumentação por parte dessas leitoras-produtoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislaine Gracia Magnabosco, UEM
Mestranda em Estudos Linguísticos, Linha Texto e Discurso, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Publicado
2011-02-03
Como Citar
MAGNABOSCO, G. G. A Polifonia e a Intertextualidade como recursos argumentativos para a construção de posts opinativos no blog "Papo de Amiga". Domínios de Lingu@gem, v. 4, n. 1, p. 37-56, 3 fev. 2011.