CoMAprend - a experiência da construção de um corpus de aprendizes para estudos

Main Article Content

Stella Esther Ortweiler Tagnin
Guilherme Fromm

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar o processo de construção de um site na Internet especialmente criado para reunir textos escritos por alunos dos cursos de línguas inglesa, francesa, alemã, italiana e espanhola numa universidade brasileira para formar um corpus (ou corpora) para pesquisadores. Os aprendizes inserem suas redações no site e o professor/pesquisador pode, então, construir um subcorpus de aprendizes (de acordo com a língua, por exemplo) para estudos específicos e pesquisar o mesmo com ferramentas de análise disponíveis no site (gerador de listas de palavras, concordanciador, gerador de n-gramas) ou exportá-lo para investigação com outras ferramentas de análise lexical off-line.

Article Details

Como Citar
Tagnin, S., & Fromm, G. (2011). CoMAprend - a experiência da construção de um corpus de aprendizes para estudos. Domínios De Lingu@gem, 2(2). Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11493
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Stella Esther Ortweiler Tagnin, FFLCH/USP

Professora Associada do Departamento de Letras Modernas (Língua Inglesa) da FFLCH/USP.

Guilherme Fromm, ILEEL/UFU

Professor adjunto do ILEEL/UFU.