Poder e persuasão no discurso religioso medieval

  • Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira Andrade FFLCH/USP
Palavras-chave: Análise do Discurso, Persuasão, Poder, Interação, Hagiografia

Resumo

Partindo da hagiografia de São Frutuoso de Braga, pretendemos analisar como se instaura a interação em um texto que objetiva persuadir o leitor por meio da narrativa sobre a vida de um santo, tornando um exemplo a ser seguido. O intuito da Igreja ao solicitar que os religiosos redigissem uma hagiografia era produzir textos para o uso litúrgico, nas missas ou ofícios monásticos; propagar os feitos de um determinado santo, atraindo, assim, ofertas e doações para os Templos e Mosteiros que os tinham como patronos; para leitura privada ou como textos de escola; instruir e edificar os cristãos na fé; divulgar os ensinamentos oficiais da Igreja, etc.

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Biografia do Autor

Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira Andrade, FFLCH/USP
Professora de Língua Portuguesa
Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas
Universidade de São Paulo
Publicado
2011-01-18
Como Citar
ANDRADE, M. L. DA C. V. DE O. Poder e persuasão no discurso religioso medieval. Domínios de Lingu@gem, v. 1, n. 1, 18 jan. 2011.