Chamada de Artigos - Revista Domínios de Lingu@gem N° 2/2021

(ISSN 1980-5799 - Qualis B1 CAPES)

A Revista Domínios de Lingu@gem , disponível em http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/index, divulga a CHAMADA DE PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS para o número temático 2 a ser publicado em 2021.

DATA LIMITE PARA O ENVIO DE ARTIGOS: 31/10/2020.

 

A Revista Domínios de Linguagem, disponível em http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/index) divulga a CHAMADA DE PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS para um número temático a ser publicado em 2021, com o tema Estudo de construções linguísticas sob a perspectiva analítica da Linguística Cognitiva.

A Revista Domínios de Lingu@gem, periódico eletrônico quadrimestral disponível em http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/index, divulga CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS em um de seus números temáticos a ser publicado em 2021. O referido número intitula-se Estudo de construções linguísticas sob a perspectiva analítica da Linguística Cognitiva e visa a congregar artigos inéditos, redigidos em língua portuguesa ou em língua inglesa, que abordem o tema das construções à luz do quadro teórico da Linguística Cognitiva. A gramática de construções (FILLMORE, 1988; GOLDBERG, 1995) parte do pressuposto de que as construções, concebidas como pareamentos não composicionais entre forma e significado, devem ser reconhecidas como entidades teóricas essenciais para a análise linguística por constituírem as unidades básicas da língua. Concomitantemente, reconhece que as construções exibem graus variados de esquematicidade que vão do lexicalmente específico ao integralmente esquemático. Nesse contexto, não há mais lugar para a clássica oposição entre léxico e sintaxe, já que construções lexicais e construções sintáticas, embora distintas em termos de complexidade interna, são igualmente pareamentos de forma e de significado. Se a noção de construção ocupa, desde os estudos tradicionais, lugar de honra na Linguística e, por mais ou menos três décadas, pesquisas no campo das construções foram limitadas a exemplos gerados introspectivamente, contemporaneamente a noção pré-teórica de construção tem sido contestada em favor de princípios gerais,  com um interesse crescente pelo modo como as construções emergem na interação, bem como por descrever sua função  no discurso no qual elas não são apenas instanciadas como entidades pré-concebidas. Nesse viés, convidamos pesquisadores da área da Linguística Cognitiva e dos Estudos de Língua em Uso a submeterem artigos que se dediquem ao estudo de construções nas perspectivas sintáticas, semânticas, prosódicas, lexicais, pragmáticas, sequenciais, e/ou gestuais, quer na perspectiva sincrônica, quer na diacrônica. Manuscritos de cunho empírico, teórico, metodológico e comparativa são, portanto, bem-vindos.

 

As instruções para os autores estão disponíveis em:

http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/about/submissions.

Submissões serão feitas em:

http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/about/submissions.

 

Profa. Dra. Ulrike Schröeder (UFMG)

Prof. Dra. Sueli Maria Coelho (UFMG)

Profa. Dra. Adriana Maria Tenuta (UFMG)

(Organizadoras)