Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Domínios de Lingu@gem é editada em volumes anuais compostos por quatro números, publicados em separado a cada trimestre e disponibilizados apenas pela Internet. § 1º Os números do primeiro e terceiro trimestres apresentam temática livre; os números do segundo e quarto trimestres são temáticos. Todos os números serão organizados e editados sob a responsabilidade do Diretor e do Conselho Editorial e compostos por artigos que abordem assuntos nas diversas subáreas da Linguística. Os números temáticos também contarão com o acompanhamento acadêmico do(s) proponente(s) do tema. As propostas de temas para os números temáticos ficarão sob a responsabilidade dos membros dos Conselhos Editorial e Comissão Científica. As propostas enviadas, de acordo com o cronograma estipulado pelo Diretor na chamada de propostas, deverão ser apreciadas e aprovadas pela Diretoria da Revista e pelo Conselho Editorial. As propostas aprovadas deverão conter ementas a serem disponibilizadas aos integrantes da Comissão Científica, de forma que esses possam analisar/avaliar a pertinência dos trabalhos em relação ao número temático a ser publicado.
Todos os trabalhos a serem submetidos para publicação deverão ser inéditos, inclusive as resenhas, e serão encaminhados para apreciação de pareceristas internos e externos.

Cada número será composto por trabalhos científicos (artigos, ensaios, resenhas, retrospectivas, entrevistas); e poderá contemplar, também, um editorial, apresentação e outras seções que venham a ser criadas.

Serão aceitos trabalhos digitalizados em língua portuguesa e em línguas estrangeiras modernas (inglês, francês e espanhol).

 

Políticas de Seção

Edição Completa

Revista completa.

Editores
  • Guilherme Fromm
Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Apresentação/Editorial

Apresentação regular da revista e editorial por edição.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos - Revisão de Literatura

Área dedicada aos artigos que fazem uma revisão da literatura de determinada subárea da Linguística.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Aceitam-se resenhas críticas de obras publicadas nas áreas de Linguística Teórica e Aplicada.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Retrospectiva

Resenha de obras publicadas há bastante tempo, porém que representam marcos na história da Linguística.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Expediente

Editores
  • Guilherme Fromm
Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Réplica

Editores
  • Guilherme Fromm
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Editores
  • Guilherme Fromm
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Relato

Nesta seção são aceitos relatos de experiências que o pesquisador tem/teve em trabalhos relacionados às áreas de Linguística Teórica ou Linguística Aplicada.

Editores
  • Guilherme Fromm
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Domínios de Lingu@gem utiliza o sistema de avaliação double blind peer-review. Tanto os avaliadores quanto os autores não têm acesso aos nomes uns dos outros. Todos os artigos da revista passam por apreciação de dois avaliadores. Caso haja empate, um terceiro avaliador analisa o trabalho. Os avaliadores têm um prazo de 30 dias para concluir seus pareceres. A escolha dos avaliadores, para cada artigo, leva em consideração a experiência desses profissionais em seus respectivos campos de atuação.

Para que todo o processo double blind peer-review ocorra de forma adequada, os autores devem submeter seus textos, em formato .doc, .docx ou .rtf, sem nenhuma identificação de autoria ou filiação, inclusive nos metadados do arquivo (propriedades do documento). No texto, nas figuras (assim como quadros e tabelas) e nas referências bibliográficas, solicitamos que todas as informações referentes ao nome e filiação do(s) autor(es) sejam retiradas (utilize apenas a palavra AUTOR). Não informar fontes de financiamento e não incluir possíveis agradecimentos.

 

Periodicidade

A Domínios de Lingu@gem é uma revista eletrônica dedicada aos temas da Linguística Teórica e Aplicada, com publicação trimestral. Os números do primeiro e terceiro trimestre são atemáticos, os do segundo e quarto, temáticos. Números especiais podem ser publicados de acordo com a oferta de artigos, eventos e parcerias com instituições ou Grupos de Pesquisa.

 

Domínios de Lingu@gem, a quarterly publication, is an electronic journal devoted to various topics of Theoretical and Applied Linguistics.


Domínios de Lingu@gem es una revista electrónica dedicada a los diversos temas de la Lingüística Teórica y Aplicada, con publicación trimestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

A revista também está arquivada na rede Cariniana - Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital. Veja mais sobre aqui.

 

Domínios de Lingu@gem

A Domínios de Lingu@gem é uma revista online trimestral que se propõe a publicar artigos, entrevistas, resenhas e outros materiais que se relacionem à análise linguística.