Domínios de Lingu@gem

A Domínios de Lingu@gem é uma revista eletrônica dedicada aos temas da Linguística Teórica e Aplicada, com publicação semestral. O número do primeiro semestre é atemático, o do segundo, temático.

Domínios de Lingu@gem is an electronic journal whose aim is to diffuse high quality works in Theoretical and Applied Linguistics fields. Articles are published in biannal issues, being a special edition frequently organized for the second semester.

 

Estamos recebendo artigos para publicação no número temático "Fraseologia e Paremiologia", segundo semestre de 2014. O prazo de envio é até 30/08/2014. Veja a ementa aqui.



v. 8, n. 1 (2014): Número atemático

Sumário

Apresentação/Editorial

Revista Domínios de Lingu@em 15 PDF
Guilherme Fromm 700
Expediente PDF
Guilherme Fromm 1-7
Apresentação PDF
Guilherme Fromm 8-14

Artigos

Linguística Sistêmico-Funcional e Multimodalidade: as representações do imaginário em videonarrativa PDF
Noara Bolzan Martins, Valeria Iensen Bortoluzzi, Josenai Teixeira Cristino 15-33
A construção discursiva de uma política do “bem” nas capas da Revista Time PDF
Leda Verdiani Tfouni, Dionéia Motta Monte-Serrat, Felipe Sabino 34-49
A nova teoria da antropologia da civilização: tradução para a língua inglesa de neologismos terminológicos criados por Darcy Ribeiro nas obras O processo civilizatório e O povo brasileiro PDF
Talita Serpa, Diva Cardoso De Camargo 50-74
O uso de MAKE na escrita acadêmica de aprendizes brasileiros de inglês PDF
Valdênia Carvalho Almeida 75-90
Dos documentos oficiais à formação de professores: representações no tocante ao ensino de espanhol no Brasil PDF
Dorotea Frank Kersch, Fabiane Cristina de Mello 91-107
Os gêneros digitais no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio PDF
Ananda Veloso Amorim Oliveira 108-128
A construção de sentidos em charges sobre o mensalão: um olhar bakhtiniano PDF
Gislaine Machado Jerônimo, Kelli da Rosa Ribeiro 129-150
Aforizações e títulos: construção de cenografias em notícias de jornais impressos PDF
Raquel Tiemi Masuda Mareco, Maria Célia Cortez Passetti 151-171
O simpósio de vozes na universidade: vivências de graduandos no encontro com o outro nos atos de ler e escrever PDF
Aline Cassol Daga, Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti 172-197
Ser aprendiz em um ambiente virtual: perspectivas acerca da autonomia na aprendizagem de línguas PDF
Cristiane Manzan Perine 198-227
Os hodônimos da cidade de Lajeado-RS: sua natureza, suas interfaces PDF
Kleber Eckert, Vitalina Maria Frosi 228-249
Discurso e poder em Michel Foucault: o controle do que dizemos na rede visto pela política de privacidade do Google PDF
Licia Frezza Pisa 250-266
A representação de Semântica em manuais de introdução e dicionários de linguística: uma possível análise da escritura PDF
Silvana Schwab Nascimento, Ana Lúcia Cheloti Prochnow, Adriana Bonumá Bertoloni 267-278
O sistema de atitude na seção de apresentação de dois livros didáticos PDF
Daiane Aline Kummer, Pâmela Mariel Marques 279-294
Narrativas e crenças de alunos universitários de língua inglesa: o processo de ensino-aprendizagem visto pelo olhar dos aprendizes PDF
Tássia Lutiana Severo Pires, Marília dos Santos Lima 295-315
Discurso sobre ensino de língua inglesa e gramática sistêmico-funcional PDF
Ederson Henrique de Souza Machado 316-340
#aiqueromantico: a intimidade em três cliques PDF
Francisco Vieira Silva, Ederson Luís Silveira 341-355
A letra da Lei de Direitos Autorais: os efeitos e os deslizamentos de sentidos para autor e autoria PDF
Paula Daniele Pavan 356-380
Tecendo um percurso para análise da enunciação em língua adicional e seus aspectos considerando a dimensão antropológica da teoria enunciativa de Émile Benveniste PDF
Bruna Sommer Sommer Farias 381-398
Turpilóquio em português e italiano: reflexões sobre marcas de uso de itens tabus em dicionários PDF
Vivian Orsi, Matheus Bueno 399-412
A variação intralinguística nas expressões idiomáticas sinônimas em português do Brasil e francês da França PDF
Claudia Xatara, Márcia Maria Otoubo dos Santos 413-421
A crônica jornalística e o pronome pessoal nós em perspectiva enunciativa PDF
Nara Augustin Gehrke, Noara Bolzan Martins 422-438
A prática de análise linguística no livro didático: uma perspectiva em construção PDF
Francieli Heineck, Francieli Matzenbacher Pinton 439-458
Ensino e aprendizagem de língua inglesa e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) PDF
Ludmila Corrêa Pinto Rodrigues, William Mineo Tagata 459-472
A compreensão inferencial de anáforas associativas por meio de frames PDF
Lucilene Bender de Sousa 473-484
Considerações sobre o ensino de PLE em contexto de ensino superior PDF
Márcio Issamu Yamamoto 485-501
Culturemas em contraste: idiomatismos do português brasileiro e europeu PDF
Claudia Xatara, Mariele Seco 502-519
A avaliação de alunos no primeiro ano do ensino fundamental em língua inglesa: questões preliminares PDF
Emília Gomes Barbosa, Myriam Crestian Chaves da Cunha 520-540
Diários reflexivos e avaliação formativa: um olhar sobre a prática do professor PDF
Márcia Aparecida Silva 541-554
Verbos ter e haver na Gazeta de Lisboa (1715-1716, 1815) PDF
Susana Fontes 555-574
As expressões idiomáticas da pesca artesanal da comunidade de Baiacu-Vera Cruz-Bahia PDF
cristiane fernandes moreira 575-601
A catáfora nos títulos de textos jornalísticos PDF
Maria José Silva Fernandes 602-620
Aspectos linguístico-cognitivos envolvidos na interpretação humorística de sujeitos com a Doença de Alzheimer em estágio inicial PDF
Nathália Luiz Freitas, Paulo Henrique Aguiar Mendes 621-644
A fala em Ferdinand de Saussure: um conceito relacional, opositivo e negativo PDF
Micaela Pafume Coelho, Stefania Montes Henriques 645-663
A Grammatica Philosophica da Lingua Portugueza de Jerónimo Soares Barbosa: contributos para o estudo da grafia no século XIX PDF
Sónia Catarina Coelho 664-684

Relato

Dicionários e artesanato nos tempos electrónicos PDF
Jan Engh 685-695

Retrospectiva

Teaching Vocabulary: Lessons from the Corpus, Lessons for the Classroom PDF (English)
Raphael Marco Oliveira Carneiro 696-700


Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

 

ISSN: 1980-5799.


Associada às seguintes bases de dados: MLA, Latindex, DOAJDiadorimGoogle Academics e ao JURN .

Revista Qualis B2, área de Letras e Linguística, ano base de 2013.

 

Logotipo do IBICT Logotipo do Crossref